O advento da internet trouxe grandes benefícios, ampliou a comunicação em larga escala, aproximando grandes distâncias. Além disso, nunca foi tão prático obter informações rápidas, ao passo de alguns cliques. Entretanto, algumas pequenas coisas da vida a internet colocou fim. Depois dela, nada mais foi o mesmo. Confira uma lista de 15 coisas que a internet aniquilou:
15. LOJAS DE CD’S
Um dos maiores saudosismos da adolescência: comprar CD’s. Quem nunca passou horas a fio dentro de uma loja de CD’s, ouvindo todas as canções possíveis, naqueles fones dispostos na parede? Pois, depois dos downloads em série, quem mais comprou um CD sequer? A grande maioria das lojas de discos foram à falência, deixando apenas lembranças em nossos pobres corações.
14. ENCICLOPÉDIA
Só os mais velhos vão recordar dessa pérola. Antes da internet, fazer pesquisa para trabalhos escolares era na “munheca”. Pegávamos pilhas e pilhas de enciclopédias, um compêndio de informações que tinham por objetivo responder todas as dúvidas possíveis e conter todo tipo de informação do mundo. A nova enciclopédia hoje se chama Google.
13. JORNAIS E REVISTAS
Outra coisa que deixou saudade foram aqueles trabalhos feitos com colagens de jornais e revistas. Hoje em dia, poucas crianças fazem cartazes repletos de recortes tirados de jornais e revistas velhos. Com a internet, você pesquisa, salva a imagem e imprime. Uma lástima.
12. FICAR PERDIDO
Antes da internet, pedir informação na rua para achar um destino era muito mais comum. Sem Google Maps ou GPS, era bem complicado encontrar o endereço daquela festa no play do amiguinho.
11. REVISTA PORNÔ
Meninos, vocês lembram qual foi a última vez que comprou uma revista pornô? Quem não lembra daquela caixa de revistas pornográficas que ficava “escondida” (sua mãe fingia não ver, claro) debaixo da cama? Com internet, é só acessar sites com conteúdo impróprio para menores.
10. ESCREVER CARTAS
Quando a internet surgiu muitos duvidaram que o e-mail iria substituir a arte de escrever cartas. Um hábito tão antigo, que os jovens de hoje em dia nem devem saber como se faz para postar uma cartinha no correio, com selo e tudo.
9. PAPEL DE CARTA
Com o fatídico fim das correspondências de papel, demos adeus aos papéis de carta. As meninas mais velhas devem lembrar de suas coleções de papel de carta. Eram papéis de carta de todo tipo, coloridos, com desenhos e até perfumes. Eita tempo bom!
8. MÁQUINAS DE FAX
Com advento da internet, quem ainda precisa passar um fax? Tira uma foto ou escaneia o documento e manda por email. “Passar um fax” hoje significa outra coisa.
7. PRODUTIVIDADE
Com tanta informação, vídeos do Youtube, Tumblr, Facebook, Twitter, é possível produzir muito? Perdemos muito mais tempo com essas frivolidades do que com qualquer outra coisa útil.
6. EXPECTATIVA
Antes da internet, quando um amigo falava ” vou te apresentar uma pessoa”, você ficava imaginando como ela poderia ser, baixinha, alta, loira, morena. Hoje em dia, só precisa olhar o Facebook. Pronto, aí você já decide se pega ou se foge.
5. RÁDIO
Se você pode personalizar sua própria playlist pelo celular, por que ouvir rádio? As vendas de rádios analógicos desabou e 29,5 % de todo o rádio é agora ouvido digitalmente.
4. ÁLBUNS IMPRESSOS
Revelar fotos? Para quê? Muito mais prático compartilha na internet, pelo Facebook, Instagram, Flickr, etc. Colocar suas fotos em um álbum, para ficar esquecido em um armário acumulando pó, não é mais uma opção.
3. CLASSIFICADOS
A lista de classificados do jornal perdeu muitos anúncios depois da era digital. Muito mais rápido e lucrativo lançar seus produtos, empregos, anúncios em websites.
2. PRIVACIDADE
Depois da internet, ficou muito mais difícil ter privacidade, se isolar do mundo. Mesmo que você não seja adepto da era virtual, alguém vai postar uma foto ou fazer um check-in mencionando seu nome em alguma rede social. Você nunca vai conseguir fugir do Big Brother que é a rede social.
1. TRABALHO
Trabalhar hoje pode ser em qualquer lugar, a qualquer momento, basta uma conexão de internet e muita gente resolve problemas de trabalho sentados no sofá ou debaixo de um coqueiro em uma praia paradisíaca. O ambiente tradicional de trabalho, muito em breve, será totalmente ultrapassado.