Números da audiência no horário nobre


O horário das nove nunca foi tão esperado nos últimos tempos, como agora na finalização do drama da justiceira Nina contra Carmen Lúcia e cia

Na reta final de Avenida Brasil, a audiência tem dado picos de 66 pontos como no capítulo desta quarta-feira passada, de acordo com o IBOPE. Cada ponto equivale a sessenta mil domicílios na Grande São Paulo. A média destes últimos capítulos superam 41 pontos, o que se comparados com as de algumas outras novelas das nove, é bastante significativo.


{youtube}pmSSKn3BYw8{/youtube}


O folhetim de João Emanuel Carneiro não conseguiu bater a antecessora Fina Estampa, do pernambucano Aguinaldo Silva, que conseguiu manter a média de 47 no IBOPE. Mas, a expectativa do penúltimo e último capítulo de Avenida Brasil, é otimista, e se espera bater outros recordes de audiência.

Desde a novela Senhora do Destino de 2005, também de Aguinaldo, a audiência do horário nobre global esteve muito mediana. A trama que tinha Suzana Vieira e Renata Sorah como protagonistas, chegou a média de 50.5 pontos, tornando-se recordista das telenovelas da Globo, no século vinte um.

Nos anos oitenta e noventa, muitas tramas se bateram com grandes médias, como Roque Santeiro(1985) com 67, Tieta(1989) com 63, O Salvador da Pátria(1989) com 62, Renascer(1993) com 60, Vale Tudo(1988) com 56. No top das 10 novelas com maior audiência das telenovelas globais, três são do pernambucano Aguinaldo, Tieta, Pedra sobre Pedra e Fera Ferida.

{youtube}eLoC5tcwxTk{/youtube}


O novato João Emanuel Carneiro, com duas novelas no horário das nove, A Favorita e Avenida Brasil, é tido como um autor moderno e surpreendente, que amarra as histórias de uma maneira que os palpites do público se tornam bobagens. João causou um furor quando lançou A Favorita e revelou o que seria climax de final, no meio da novela, a real vilã da trama, Flora. Até se pensava que os desdobramentos da trama seriam insignificantes, já que o mais importante tinha sido revelado. Mas continuou surpreendendo e causando bagunça nos nossos palpites.

Avenida Brasil termina nesta sexta-feira dezenove de outubro. Não percam!