CEPIR destaca Pernambuco em nova campanha


Lançamento da campanha contra Intolerância Religiosa e Racial, denominada de “Igualdade Racial é Pra Valer. Intolerância Religiosa Não!”, contou com representantes do governo do estado de Pernambuco, alunos e professores de colégios públicos e líderes religiosos.

Dezenas de pessoas aglomeraram o Museu da Abolição (MAB  – RECIFE), em prol da liberdade religiosa e igualdade racial na tarde desta terça-feira (14). O Local não foi escolhido à toa, o Sobrado já pertenceu ao Conselheiro João Alfredo, político e abolicionista brasileiro que ajudou a formular a Lei do Ventre Livre e a Lei Áurea.

E foi nesse ponto histórico e de grande significância a comunidade afrobrasileira que o Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR-PE), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH) e a Fundação Cultural Palmares (MinC) celebraram uma tarde para disseminar a liberdade de  culto e respeito às diferenças simbólicas.

O CEPIR percorrerá a Região Metropolitana do Recife e também municípios do interior do Estado para divulgar a campanha com oficinas, palestras e materiais gráficos, que conta com cartilhas sobre as leis 10.639/03 e 11.645/08. Até o final do ano letivo, a campanha adentrará as escolas, unidades de saúdes e também nos centros religiosos, terreiros.

O lançamento da campanha foi marcado pela presença do ex-ministro de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-DF), então presidente da Fundação Cultural Palmares, Eló Ferreira:

{youtube}J8PKOa73ICs{/youtube}

O Ministério Publico de Pernambuco (MPPE) também esteve representado por Marco Aurélio, “o ponto importante hoje é de se trabalhar a tolerância religiosa”. E salienta que “os trabalhos realizados em parceria com o CEPIR vem contribuindo com a divulgação de novas práticas de promoção da igualdade racial”.


O representando Laura Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Paulo Moraes, secretário executivo de Justiça e Direitos Humanos também marcou presença.

Segundo Jorge Arruda, secretário executivo do CEPIR, a campanha intensificará, dentro do programa Pacto Pela Vida, a cultura de paz nas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado.

 

{youtube}zMsUD2FeVL0{/youtube}