A importância da alimentação antes e após o treino

 


Todos nós que temos um objetivo de alcançar bons resultados nos treinos, nos esforçamos para que tudo esteja conforme as dicas dos profissionais que nos orientam (educador físico e nutricionista). Porém sempre fica aquela indagação: O que devo comer antes e depois do treino para que meu corpo responda positivamente aos estímulos dados durante os exercícios?

Assim como uma reeducação alimentar é essencial para qualquer pessoa, devemos também ser esclarecidos a respeito de quais nutrientes devemos ingerir antes e após os exercícios.


Segundo o nutricionista Cleydson Sobral, a alimentação antes do treino deve conter nutrientes para fornecer energia, aumentar força e resistência, evitando uma possível fome e hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) durante o treino. Evitando também um possível catabolismo muscular (desgaste energético muscular).

Ele complementa, que o interessante seria fazer uma refeição de em torno 60 a 90 minutos antes do treinamento. Logo, a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deve conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas. Esse carboidrato tem como objetivo aumentar o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, podendo ser um fator importante para melhorar o desempenho.

Após o treino, alimente-se também para que seu corpo reponha o que foi degradado durante os exercícios. Nesse momento o corpo está mais apto a receber os nutrientes que devem ser ingeridos logo após a prática dos exercícios. Nesse caso seria recomendado a utilização de carboidratos de alto índice glicêmico e proteína de elevado valor biológico, derivada da proteína do soro de leite.

Tudo isso depende da individualidade biológica de cada pessoa e da intensidade do treino. Sendo assim é importante procurar um nutricionista, pois a escolha do alimento depende do consumo diário de cada um. Lembre-se de jamais treinar com fome e hidratar-se durante as atividades.

Fique ligado nas próximas dicas para cada vez mais usufruir dos inúmeros benefícios da prática regular de exercícios físicos e Bom treino!

 

POR:

Joana Barros