Peso Ideal

A busca pelo corpo saudável e livre de excessos de gordura é cada vez mais comum entre a maioria dos brasileiros.

Dados do Ministério da Saúde indicam que o número de pessoas obesas cresce a cada ano. Situação que é preocupante por causa dos riscos a vida. Pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças (Vigitel), realizada em 2009, aponta 51% dos homens e 42,3 % das mulheres têm peso acima da média Imagem 2.

É simples compreender a razão pela qual tais números estão crescendo. Podemos atribuí-los ao sedentarismo e aos maus hábitos alimentares. Esses comportamentos resultam na temida gordura abdominal. Para driblar esses dados e não mais fazer parte desses números, confira dicas simples para curtir o verão. Fique com a saúde em dia para usar roupas leves sem preocupação com a barriguinha saliente e os indesejados quilos a mais. Lembre-se que não existem milagres, o importante é disciplina na atividade física associada a uma mudança nos hábitos alimentares.

Primeiramente devemos adotar um estilo de vida saudável e incluir na nossa rotina a prática regular de exercícios físicos. De acordo com o ACMS- Colégio Americano de Medicina do Esporte, para obtermos bons resultados, inclusive de diminuição da gordura, devemos organizar nosso treino da seguinte maneira:

1) ) A Parte Cardiorrespiratória ou aeróbica, deve ser executada antes e após o treinamento de força, nesse momento o gasto calórico no aeróbico é maior. A frequência semanal recomendada é de 3 a 5 dias com duração de 20 a 60 minutos com intensidade leve a moderado, a depender do preparo físico do praticante. Pode ser qualquer tipo de atividade aeróbica: caminhada, corrida, ciclismo e outras, onde segundo Coutinho há uma predominância de produção de energia pelas vias onde o oxigênio participa. Isso faz das atividades aeróbicas as mais eficientes para reduzir a gordura corporal.  Tal recomendação deve ser adaptada para cada pessoa.

2) Treinamento de Força localizado para o abdômen: são os exercícios localizados para tonificar e fortalecer a musculatura abdominal. Vale ressaltar que os exercícios abdominais não reduzem a gordura abdominal como a maioria das pessoas pensam, eles servem para trabalhar os músculos a fim de evitar a flacidez e ter uma melhor definição muscular.

Deve ser praticado após a parte cardiorespiratória com frequência de 2 a 3 vezes por semana; 1 a 2 séries de 10 a 20 repetições, numa série composta de exercícios que envolvam todos os grupos musculares do abdômen.

Veja a imagem:

Ao final dos três exercícios, alongue sua região lombar para relaxá-la após o esforço. Não esqueça que devemos sempre levar em consideração a individualidade biológica de cada pessoa. Assim como, a situação física que se encontra e suas restrições à prática.

Essas recomendações foram formadas a partir de sérios estudos científicos, por isso, vale apostar nos métodos mais seguros e com toda certeza darão ótimos resultados.  As dietas da moda podem até funcionar, mas, na maioria das vezes os resultados não são duradouros, muito menos saudáveis, pois podem nos levar à carência de determinados nutrientes vitais para o bom funcionamento do organismo.


 

Confira os números de pessoas acima do peso de acordo com o Ministério da Saúde.


Variações no percentual de indivíduos expostos a fatores de risco

Variáveis

2006

2007

2008

2009

Obesidade (total)


 

11,4%

12,9%

13,0%

13,9%

Excesso de peso (total)

42,7%

43,4%

43,3%

46,6%


 


 

Dados da pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, 2009):

Imagem 1: internet


 


 

Saiba se você está no peso ideal

 

Fonte: Ministério da saúde

 

Os índices de excesso de peso são calculados com base no Índice de Massa Corporal (IMC).

Esse cálculo é valido para quem tem de 20 a 60 anos. 


51% dos homens e 42,3% das mulheres têm excesso de peso.

P (peso) 
IMC =  _______________
A² (altura x altura)


 

Resultados: 

IMC (kg/m²)

Estado Nutricional

Menor que 18,5

Baixo peso

18,5 a 24,99

Peso adequado

25 a 29,99

Sobrepeso*

Maior que 30

Obesidade*

* Considera-se excesso de peso para IMC a partir de 25, o que inclui sobrepeso e obesidade.


Envie suas dúvidas e sugestões para joanabarrospersonal@gmail.com 
. Siga no twitter: @Joana_Barros

Outros artigos:
Corra certo!

Plataforma vibratória funciona mesmo?

Descubra como anda sua postura no computador