Fim do R.E.M.

 

Após 30 anos de carreira, a banda R.E.M. anuncia a separação do grupo.

A banda surgiu no início dos anos 1980 e tem 15 álbuns gravados. O primeiro trabalho, Murmur (1983) foi considerado pela revista Rolling Stone o melhor material fonográfico na época. Entretanto, o sucesso mundial chegou mesmo na década de 90, quando lançaram os discos ´Out of time´e ´Automatic for the People´. Músicas como Losing my religion, drive, man on the moon e evereybody hurts caíram nas graças do público e venderam mais de 4 milhões de cópias só no EUA.

Os rapazes fizeram shows no Brasil em 2001, no Rock in Rio e em 2008 quando passaram por Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Em março deste ano, o R.E.M lançou o “Collapse Into Now”. Sem turnê para divulgação, o álbum já marcava o fim da banda. Formado por Stipe (vocalista), Peter Buck (guitarrista) e Mike Mills (baixista), o trio foi um quarteto até 1997, quando Bill Berry (baterista) resolveu abandonar a música e decidiu ser fazendeiro.

No site da banda os fãs podem conferir mensagens de agradecimentos individuais e a nota oficial sobre a separação. Confira um trecho: “Aos nossos fãs e amigos: como R.E.M., e como grandes amigos e colaboradores, decidimos nos separar como banda. Nós nos despedimos com um grande sentimento de gratidão, completude e orgulho de tudo que conquistamos. A qualquer pessoa que se sentiu tocada pela nossa música, nossos maiores agradecimentos por ouvir”.

{youtube}if-UzXIQ5vw{/youtube}