Exposição de Goya pela primeira vez no Nordeste


Exposição “Los Caprichos de Goya” do artista espanhol Francisco José de Goya chega em Recife.


Exposição “Los Caprichos de Goya” do artista espanhol Francisco José de Goya chega em Recife.

 

A abertura do evento acontece no próximo dia 13 de julho, às 19:30h.Do dia seguinte (14) até o dia 10 de setembro o público pode conferir a exposição gratuitamente.

A exposição é um conjunto de oitenta gravuras, na qual o pintor satirizou a sociedade espanhola do final do século XVIII. As obras que serão vistas em Recife já passaram pelo Rio de Janeiro e por Brasília.

Goya (1746-1828) também aproveitou as obras deste conjunto para denunciar as marcas da sociedade de seu tempo e criticar o sistema educacional da época. Sua crítica exacerbada à educação levou o pintor a desenhar asnos recriando a figura de um professor que não era capaz de ensinar sua bagagem educativa aos alunos. Por sua vez, os estudantes foram representados como pequenos burros.

O pintor espanhol imprimiu a seus “caprichos”, uma mensagem cômica e metafórica, que simbolizava uma sociedade, na qual o homem, afligido pela ignorância e pela opressão das classes ociosas, carregava um animal, clara representação de uma sociedade injusta e desigual. Goya também brincou com o título de cada uma das oitenta gravuras, sempre carregadas de ironia e com um significado explícito, além do literal.

Serviço:

Instituto Cervantes de Recife expõe “Los Caprichos de Goya”

Inauguração: dia 13 de julho a partir das 19h30. (apenas para convidados)

Exposição aberta ao público: de 14 de julho a 10 de setembro de 2011.

De segunda a sexta de 10:00h às 19:00h. Sábado de 10:00h às 14:00h.

Av. Agamenon Magalhães, 4535 – Derby, (81) 3334 0450

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

Sempre Jovem e Inteligente Como Você!

tweet