Exposição “Los Caprichos de Goya” do artista espanhol Francisco José de Goya chega em Recife.
A abertura do evento acontece no próximo dia 13 de julho, às 19:30h.Do dia seguinte (14) até o dia 10 de setembro o público pode conferir a exposição gratuitamente.
A exposição é um conjunto de oitenta gravuras, na qual o pintor satirizou a sociedade espanhola do final do século XVIII. As obras que serão vistas em Recife já passaram pelo Rio de Janeiro e por Brasília.
Goya (1746-1828) também aproveitou as obras deste conjunto para denunciar as marcas da sociedade de seu tempo e criticar o sistema educacional da época. Sua crítica exacerbada à educação levou o pintor a desenhar asnos recriando a figura de um professor que não era capaz de ensinar sua bagagem educativa aos alunos. Por sua vez, os estudantes foram representados como pequenos burros.
O pintor espanhol imprimiu a seus “caprichos”, uma mensagem cômica e metafórica, que simbolizava uma sociedade, na qual o homem, afligido pela ignorância e pela opressão das classes ociosas, carregava um animal, clara representação de uma sociedade injusta e desigual. Goya também brincou com o título de cada uma das oitenta gravuras, sempre carregadas de ironia e com um significado explícito, além do literal.
Serviço:
Instituto Cervantes de Recife expõe “Los Caprichos de Goya”
Inauguração: dia 13 de julho a partir das 19h30. (apenas para convidados)
Exposição aberta ao público: de 14 de julho a 10 de setembro de 2011.
De segunda a sexta de 10:00h às 19:00h. Sábado de 10:00h às 14:00h.
Av. Agamenon Magalhães, 4535 – Derby, (81) 3334 0450
Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:
Sempre Jovem e Inteligente Como Você!