OVOS DE TARTARUGAS DESPERTAM CUIDADOS E ATENÇÃO NA PRAIA DE BOA VIAGEM

 

 

Guarda Municipal do Recife Protegem os ovos da tartaruga

A estrutura montada nas areias da praia de Boa Viagem vem chamando a atenção dos banhistas. Uma grande barraca, cercas com bandeirinhas e uma barraquinha de camping coberta com palhas de coqueiro, desperta a curiosidade e acabam por vencer a timidez  se aproximando para descobrirem o que é afinal.

 

 

Guarda Municipal do Recife Protegem os ovos da tartaruga

A estrutura montada nas areias da praia de Boa Viagem vem chamando a atenção dos banhistas. Uma grande barraca, cercas com bandeirinhas e uma barraquinha de camping coberta com palhas de coqueiro, desperta a curiosidade e acabam por vencer a timidez  se aproximando para descobrirem o que é afinal.

 

O enorme aparato trata-se do acervo criado por técnicos do IBAMA, projeto TAMAR e Brigada Ambiental da Guarda Municipal do Recife. O objetivo é proteger os 126 ovos depositados por uma tartaruga Oliva. “A espécie que não é comum no litoral nordestino, fez a desova num horário também inusitado às 13h30 da tarde, tartarugas tem o hábito de desovarem a noite, afirma o guarda municipal da Brigada Ambiental  Deilton”. Ainda de acordo com informações repassadas por ele à espécie é comum no sudeste do país, já no litoral pernambucano são as tartarugas da espécie verde ou cabeçuda que realizam suas desovas, ele acredita que a força de uma corrente possa ter mudado o curso da tartaruga oliva.

A desova ocorreu no dia 28 de janeiro às 13h30, e precisou da ajuda dos técnicos do IBAMA E do projeto TAMAR para removerem os ovos pra uma área acima do local onde foram depositados os ovos, o motivo é que estavam próximos a água e seriam facilmente levados pela força das ondas. O período de incubação é de 45 a 60 dias, podendo ocorrer à eclosão (nascimento) até o dia 28 de março.

A Guarda Municipal do Recife com sua Brigada Ambiental mantém vigília 24 horas, com a permanência de dois guardas municipais. O cuidado desses profissionais com os pequenos ovos é tanto que ratos popularmente conhecidos como gabirus (rato grande) vindos da vegetação da área logo que apareceram, foram dizimados, pois solicitaram imediatamente veneno, já que ofereciam risco para os ovos, pois cavariam e acabariam por se alimentarem deles contam orgulhosos os GMs Deilton e Figueroa. Além dos guardas municipais, um voluntário que é biólogo do IBAMA, se propõe a permanecer em sua pequena barraca montada ao lado de onde estão depositados os ovos até que nasçam as pequenas tartarugas.

A satisfação e atenção são eminentes, os guardas atentos a todo e qualquer movimento sentem prazer no trabalho que vem despenhando. “A população curiosa para e observa constantemente pedindo informação sobre algo tão incomum neste local e é muito bom poder contribuir com este momento” destaca o GM Figueroa. Para o GM Deilton, “é gratificante fazer um bem direto ao ser vivo, tanto que em 12 dos plantões no mês, já tirei 10”.

O GM Lindenberg  fez questão de ir verificar de perto  onde os ovos das tartaruguinhas estavam depositados, para ele “ Todo esse acontecimento  é algo de muita importância,pois além de despertar o interesse da população,estimula as pessoas com o cuidado que se deve ter com o meio ambiente,servindo  para educar e tirar dúvidas, uma oportunidade única  que com muito orgulho tem a participação dos companheiros da Guarda Municipal do Recife do qual faz parte  

A informação curiosa é que caso a eclosão ocorra a noite, o que seria mais comum, as tartaruguinhas que se guiam pela luz seguiriam em direção a avenida saindo da areia, e nesse caso a rede elétrica de toda área próxima terá que ser desligada imediatamente. Pra ser realizado todo esse processo, “existe uma comunicação direta com o gerente da Brigada Ambiental Gm Julio para que providências sejam tomadas rapidamente, os moradores já foram avisados, esclarece os GMS OU ANJOS da Brigada Ambiental Deilton e Figueroa”.

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet