Arena Gastronômica, informações turísticas, caixas eletrônicos, delegacia interativa, perdidos e achados e muito mais num só lugar.
Um espaço de grande utilidade pública durante os dias de folia é a Central do Carnaval, que funciona no Armazém 12 bem em frente ao Marco Zero, principal palco montado pela Prefeitura do Recife. Por lá, o folião encontra informações turísticas, arena gastronômica, espaço de recreação infantil, fraldário, caixas eletrônicos, venda de adereços e fantasias, customização de roupas, venda de CD´s e DVD´s, maquiagem, penteados afro e tatuagem de henna, distribuição de preservativos e orientação sobre DSTs, delegacia interativa, perdidos e achados, e muita alegria.
A Central do Carnaval funcionará na semana pré-carnavalesca, de 25 de fevereiro a 3 de Março das 16 às 22h, e durante o Carnaval, das 16h à meia noite.
O público poderá adquirir no local as peças da grife do Carnaval, com modelos criados pela estilista Bete Paes. Destaque para os vestidos e camisas carnavalescas.Estamparia desenhada pela designer e artista plástica Bete Paes a partir das ilustrações de Joana Lira em cima da obra de Tereza Costa Rêgo e da identidade visual do Carnaval Multicultural do Recife.
Para as crianças, a recreação infantil terá piscina de bolas, cama elástica, escorrego, gangorras, mesinha de atividades e pinturas, jogos eletrônicos, basquete, boliche, mini camarim com fantasias, espaço para brinquedos como jogos, pintura nas crianças e brincadeiras com os monitores.
Na Central do Carnaval, ainda funcionam a Coordenação do Carnaval e os escritórios das Secretarias e Empresas da Prefeitura do Recife que atuam no período: Secretaria de Saúde, Cultura, Fundação de Cultura da Cidade do Recife, entre outras. A Prefeitura disponibiliza ainda aos jornalistas credenciados, sala de imprensa com computadores, internet, fax, telefone e toda a infraestrutura montada pela Empresa Municipal de Informática do Recife (Emprel) para atender a imprensa local, nacional e internacional. Para as emissoras de TV e rádio são oferecidos estúdios para transmissão do evento, que durante os cinco dias de carnaval apresentam programas, entrevistas e “flashs” ao vivo do Marco Zero.
Um camarote para receber convidados e artistas também é montado no espaço. Na sexta-feira, a atração é Samba de Luxo. No sábado, Faringes da Paixão. No domingo é a vez de Bob Carlos. Já na segunda sobe ao palco o Conjunto Maravilha e na terça, Vitor Camarote e Banda Arquibancada.
Na área externa foi criada uma Arena Gastronômica, em parceria com a Abrasel, com o objetivo de oferecer à população e turistas um serviço de alimentação de qualidade. A Arena oferecerá quitutes como sanduíches, salgados, frutos do mar, pizza, massas, espetinhos e culinária oriental. Estão à disposição os seguintes estabelecimentos: Espetinho da Ceça, Dona Preta (regional), Plates (regional), Hakata (oriental), Plim (pizza e massas), Bar da Fava, Pronto Café, Oficina do Sabor, Natrielli (massas) e Arte Café. Ano passado, cerca de 550 mil pessoas desfrutaram dos serviços da Arena Gastronômica em todo o período de funcionamento da Central do Carnaval.
A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina no mesmo espaço onde ficará a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O atendimento será das 17h às 0h. Serão disponibilizados material de divulgação da Lei Maria da Penha, além dos endereços dos órgãos onde as mulheres podem buscar ajuda.
Serviço:
01. Informações Turísticas: Local onde os recifenses e turistas terão acesso a informações sobre a cidade e sua cultura, programação do Carnaval 2011, pontos turísticos e gastronômicos.
02. Achados e Perdidos: Espaço para recebimento e devolução de documentos e objetos perdidos durante o carnaval.
03. “Cuide-se”, Não brinque sem camisinha: Estande reservado para a campanha de DST/AIDS.
04. Prodarte: São artesãos cadastrados no programa, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que comercializam fantasias e adereços.
05. Espaço de lazer Infantil: As crianças também são bem-vindas na Central, em um espaço destinado às brincadeiras.
06. Fraldário: Com artigos de higiene e fraldas para bebês.
07. Loja da Grife do Carnaval: A loja da Grife do Carnaval é uma das grandes atrações da Central do Carnaval. Lá, o folião tem a oportunidade de comprar produtos com a marca e a decoração do carnaval multicultural do Recife, estampada em variadas peças.
08. Venda de CD’s e DVD’s: É um estande de comercialização de CD’S da cena pernambucana.
09. Foto na Hora: É um espaço em que foliões e turistas levam um registro da sua passagem no nosso carnaval.
10. Estande de Beleza: Espaço para produções de maquiagens e penteados afros e tatuagens.
11. Customização: Espaço para a produção de fantasias e adereços.
12. Arena Gastronômica: Na Central do Carnaval há um espaço, em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel-PE, onde funcionarão 10 (dez) bares e restaurantes tradicionais do Recife (Dona Preta, Plates, Hakata, Plin, Bar da Fava, Pronto Café, Oficina do Sabor, Natrielli, Espetinho da Ceça e Arte Café).
13. Atendimento às mulheres: A Secretaria Especial da Mulher deslocará técnicas para atender a população feminina no mesmo espaço onde ficará a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã. O atendimento será das 17h às 0h. Serão disponibilizados material de divulgação da Lei Maria da Penha, além dos endereços dos órgãos onde as mulheres podem buscar ajuda.
Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter: