Pedro Almodóvar: Exposição Sublime do Cotidiano

 

Para executar uma determinada atividade, muito mais do que possuir um título que permita tal acontecimento, é preciso que o indivíduo traga intrínseco o talento para realizá-la, uma vez que esse fator é o elemento necessário para fomentar a curiosidade desse indivíduo, levando-o, desse modo, a buscar meios de transformar seu talento em obras concretas.

 

Para executar uma determinada atividade, muito mais do que possuir um título que permita tal acontecimento, é preciso que o indivíduo traga intrínseco o talento para realizá-la, uma vez que esse fator é o elemento necessário para fomentar a curiosidade desse indivíduo, levando-o, desse modo, a buscar meios de transformar seu talento em obras concretas.

 

É, tendo em vista tal perspectiva, que falar sobre o cineasta espanhol Pedro Almodóvar, significa traçar a trajetória de alguém que sem nunca ter efetivamente freqüentado um curso de cinema, soube captar de um modo muito sublime a realidade que o cerca, de modo que histórias que vistas sob a ótica do senso comum poderiam parecer banais, tornam-se matéria-prima para as suas “películas”. Primeiro cineasta espanhol a ser indicado ao Oscar de melhor diretor, certa vez questionado sobre o fato de nunca ter realizado filme em Hollywood, respondeu que não se imagina produzindo filmes fora de seu país de origem e muito menos numa outra língua que não a sua. Diante disso, a Revista Clickrec, traz para seus leitores informações sobre algumas “películas” de Almodóvar, tendo em vista apresentar algumas características marcantes em seu estilo.

Volver- lançado em 2006 e tendo como diretor e roteirista o espanhol Pedro Almodóvar, o filme em questão trata de um abuso sexual vivenciado por Raimunda, interpretada por Penélope Cruz. Muito embora demande uma certa seriedade em seu tratamento, em Volver esse tema não é abordado de maneira dramática, sendo exposto apenas como um elemento que faz parte dos acontecimentos que cercam a vida dessa personagem.

Assim como em “películas” anteriores, Almodóvar cria personagens femininos extremamente fortes .Desse modo, é possível observar que o diretor procura delinear os contornos de um universo feminino, tornando viável a quem o assisti fazer uma ponte com outros filmes seus, entre os quais podemos citar Mulheres a beira de um ataque de nervos.

Uma outra questão também trabalhada em Volver é a morte,o modo especial como, sobretudo os habitantes de La Mancha (local de origem de Raimunda) lidam com essa idéia. Em se tratando de Almodóvar, vale salientar que uma pitada de humor é quase sempre indispensável. Além de Penélope Cruz, o elenco de Volver conta com nomes como Carmen Maura e Lola Dueñas.

 

Má Educação

Também tendo como diretor e roteirista Pedro Almodóvar, o filme em questão, diferentemente de outras produções do cineasta, deixa um pouco de lado as personagens femininas e traz à tona temas como homossexualismo, realizando também uma crítica à Igreja católica e ao abuso sexual cometido contra menores.

Para tanto, o diretor utiliza certos recursos tais como, a metalinguagem, que além de funcionar como aparato que dá sustentação à trama, deixa claro o amor que possui por sua arte. Ainda nessa perspectiva, é possível perceber que a história se desenvolve a partir de uma ordem cronológica não muito convencional, e sempre sendo possível a quem assiste delimitar as fronteiras do filme e da realidade nele abordada.

É importante deixar claro que a questão do homossexualismo não é tratada de maneira panfletária , uma vez que de acordo como crítico Alexandre Koball, a história teria o mesmo efeito se vivenciada por um casal heterossexual. Lançado em 2004, o elenco de Má Educação conta com nomes como Gael García Bernal, Fele Martinez e Daniel Gimenez Cacho.

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet