O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), em parceria com o Sítio de Pai Adão, Terreiro de Candomblé mais antigo de Pernambuco, localizado na Estrada de AGua Fria – Recife, abrem o Ano dos Afrodescendentes de Pernambuco.
O Terreiro de Pai Adão, como é conhecido, estará realizando as Atividades – Abertura do calendário Afro em Pernambuco – denominado assim pelo Babalorixá Manoel Papai, coordenador das atividades e Babalorixá do Sítio, a partir das 16h deste sábado (08). Essa Celebração segundo o Babalorixá Manoel Papai e o Secretário Executivo do CEPIR, do gabinete do Governador, é uma das primeiras atividades do ano 2011, em que Xangô será o Regente em Pernambuco, das Casas de Matriz Africana, Afrobrasileiras.
Na ocasião será homenageado o Rei Xangô, “pois Pernambuco é a terra de Xangô”, destaca o Secretário Jorge ARRUDA e completa que “ Recife, área metropolitana e regiões da Mata Norte, Sul , estarão celebrando esse dia com muito respeito”.
2011 definido pela ONU para os Afrodescentes, faz uma reparação singular para os povos de tradição, pois desde a Diáspora Africana que se tem negado ao longo da história , o direito de viver, estar, construir e desfrutar de direitos inalienáveis. “Pois são direitos constituciuonais mesmo. O direito de ir e de vir. O direito de cultuar e não cultuar. O direito de pertencer a qualquer religião. O direito a TOCAR os seus tambores. O direito do FAZER. Esse povo que veio de África têm o direito as ações afirmativas em todas as áreas. O Governo de Pernambuco, reconhece isso.”, esclarece o Sec. Ex. Jorge Arruda
OUTRAS INFORMAÇÕES:
1- Já está em andamento o Plano de Trabalho e o Calendário do Projeto PEAT-Plano de Alfabetização nos Terreiros, pela Coordenação do Programa Paulo Freire de Alfabetização , que está sendo monitorado, construído e definidas as alinhas de ações para a alfabetização nos terreiros de Pernambuco. Dentro das Comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes Pela ONU. Pernambuco sai à frente , de Ordem do Governador Eduardo Campos, nesse ítem, pois é o único Estado da União a ter em suas estratégias de Ações – NO ESTADO DO GFAZER – , a construção do Plano Estadual para a Alfabetização nos Terreiros. A reunião já está agendada para o dia 19 de janeiro.
LOCAL: Secretaria de Estado da Educação – Várzea
O GRUPO É COMPOSTO DE 8 babalorixás, 5 pesquisadores da Secretaria da Educação do Estado e a parceria Institucional com a Universidade Católica de Pernambuco, através do NEABI-Núcelo de Estudos Afrobrasilerios e Indígenas. Destaca o Secretário Executivo Jorge ARRUDA
2- Já no dia 21 de janeiro, comemorando a Lei 11.635, Lei que versa sobre a Intolerância Religiosa, o CEPIR, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estarão Celebrando e lançando a Cartilha – Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Como Celebração e Enfrentamento ao Racismo Institucional em Pernambuco.
Local: CEPIR- OLINDA – casa das Cidadania
Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

A estreia da seleção brasileira foi simplesmente mais um jogo , que refelete quase todas as partidas que já aconteceram até agora na Copa do Mundo na Africa. Um Campeonato repleto de pelejas ruins, que dá câimbra nos olhos, sono nas pessoas e raiva para os desapontados, torcedores. A única partida que deu gosto de ver foi a da Alemanha. “Ah… Mas a Alemanha pegou a Austrália, que é a igual a jogar contra cangurus sem pernas…”. Quem falar isso só pode ser louco. O que mais teve foi seleção forte jogando contra times fracos e sofrendo para arrancar um mísero gol.