Ano Internacional dos Afrodescendentes

 


O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), em parceria com o Sítio de Pai Adão, Terreiro de Candomblé mais antigo de Pernambuco, localizado na Estrada de AGua Fria – Recife, abrem o Ano dos Afrodescendentes de Pernambuco.

 


O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), em parceria com o Sítio de Pai Adão, Terreiro de Candomblé mais antigo de Pernambuco, localizado na Estrada de AGua Fria – Recife, abrem o Ano dos Afrodescendentes de Pernambuco.

 

O Terreiro de Pai Adão, como é conhecido, estará realizando as Atividades  – Abertura do calendário Afro em Pernambuco – denominado assim pelo Babalorixá Manoel Papai, coordenador das atividades e Babalorixá do Sítio, a partir das 16h deste sábado (08). Essa Celebração segundo o Babalorixá Manoel Papai e o Secretário Executivo do CEPIR, do gabinete do Governador, é uma das primeiras atividades do ano 2011, em que Xangô será o Regente em Pernambuco, das Casas de Matriz Africana, Afrobrasileiras.

Na ocasião será homenageado o Rei Xangô,  “pois Pernambuco é a terra de Xangô”, destaca o Secretário Jorge ARRUDA e completa que “ Recife, área metropolitana e regiões da Mata Norte, Sul , estarão celebrando esse dia com muito respeito”.

2011 definido pela ONU para os Afrodescentes, faz uma reparação singular para os  povos de tradição, pois desde a Diáspora Africana que se tem negado ao longo da história , o direito de viver, estar, construir e desfrutar de direitos inalienáveis.  “Pois são direitos constituciuonais mesmo. O direito de ir e de vir. O direito de cultuar e não cultuar. O direito de pertencer a qualquer religião. O direito a TOCAR os seus tambores. O direito do FAZER. Esse povo que veio de África têm o direito as ações afirmativas em todas as áreas. O Governo de Pernambuco, reconhece isso.”, esclarece o Sec. Ex. Jorge Arruda


OUTRAS INFORMAÇÕES:

1- Já está em andamento o Plano de Trabalho e o Calendário do Projeto PEAT-Plano de Alfabetização nos Terreiros, pela Coordenação do Programa Paulo Freire de Alfabetização , que está sendo monitorado, construído e definidas as alinhas de ações para a alfabetização nos terreiros de Pernambuco. Dentro das Comemorações do Ano Internacional dos Afrodescendentes Pela ONU. Pernambuco sai à frente , de Ordem do Governador Eduardo Campos, nesse ítem, pois é o único Estado da União a ter em suas estratégias de Ações – NO ESTADO DO GFAZER – , a construção do Plano Estadual para a Alfabetização nos Terreiros. A reunião já está agendada para o dia 19 de janeiro.

LOCAL: Secretaria de Estado da Educação – Várzea

O GRUPO É COMPOSTO DE 8 babalorixás, 5 pesquisadores da Secretaria da Educação do Estado e a parceria Institucional com a Universidade Católica de Pernambuco, através do NEABI-Núcelo de Estudos Afrobrasilerios e Indígenas. Destaca o Secretário Executivo Jorge ARRUDA

2- Já no dia 21 de janeiro, comemorando a Lei 11.635, Lei que versa sobre a Intolerância Religiosa, o CEPIR, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos estarão Celebrando e lançando a Cartilha – Diversidade Religiosa e Direitos Humanos. Como Celebração e Enfrentamento ao Racismo Institucional em Pernambuco.

Local: CEPIR- OLINDA – casa das Cidadania

 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet