O Clube do Samba de Recife


O Clube do Samba de Recife nasceu em 2009, ano em que o primeiro Clube do Samba, movimento realizado por João Nogueira, completou 30 anos, “Samba agoniza mas não morre”, já dizia o grande sambista Nelson Sargento.

 


O Clube do Samba de Recife nasceu em 2009, ano em que o primeiro Clube do Samba, movimento realizado por João Nogueira, completou 30 anos, “Samba agoniza mas não morre”, já dizia o grande sambista Nelson Sargento.

 

 

E se depender do movimento que vem sendo feito pelos músicos e sambistas de Recife, isso é algo impossível de acontecer. “Silêncio, mais um samba vai começar” (frase de Elias Paulino, do tradicional Grupo Terra) marca os encontros oficiais desse movimento em nossa cidade, que acontecem uma vez por mês, sempre no Morro da Conceição, bairro de Casa Amarela.

Karynna Spinelli, cantora, compositora e presidenta do Clube do samba de Recife recebeu ao longo de 2010 nomes como: Mesa de Samba Autoral ( Paulo Perdigão, Rui Ribeiro, Selma do Samba, Tadeu Júnior) Demóstenes ( Pouca Chinfra) Zé Cafofinho, Jorge Riba, Lucinha Guerra, Geraldo Maia, Gonzaga Leal, Arabiando, Nena Queiroga, Júnior Malandragem, Paulo Izidoro, Jorge Simas, Wilson das Neves, Dibontom, Babassuê, Pedro Queiroga, Daniel Chaudon ( Brasília) Núria Malena, Luis Kiari (Paraíba) juntamente com Lucas dos Prazeres que comanda a Cozinha do Clube do Samba de Recife e tem como integrantes Rubem França (Violonista 7 cordas) Pepê (Violinista e Cavaquinista) Amedoin (Percussão) Juca Júnior (Percussão) e Hilson BTK (Percussão) Nego Henrique ( Percussão).

Muito já se discutiu sobre onde, quando e como o samba nasceu, a quem pertence o samba e coisas desse tipo, modismos à parte, o sentimento desse movimento pouco se importa com essas discussões, “…O samba, tal como o conhecemos, não nasceu pronto e acabado: o batuque primitivo deve ter sido o seu primeiro ensaio. A palavra samba tem uma acepção lata e outra escrita, havendo uma diferença de gradação entre ambas: parece derivar de “semba”, designação africana da umbigada, elemento característico do batuque. O povo, porém, usa com frequência, indiferentemente, as palavras samba e batuque. COMO NINGUÉM GUARDOU A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DO SAMBA, É IMPOSSÍVEL SABER, COM CERTEZA, SUA FILIAÇÃO, LOCAL DE ORIGEM OU VERDADEIRA IDADE.


PREOCUPAÇÃO SOCIAL:

O encontro tem cunho musical e social visando arrecadar donativos para a comunidade e instituições carentes em Pernambuco. Foram elas: Paroquia do Morro da Conceição, Associação de moradores do morro, Centro de Formação do Educador Popular Maria da Conceição, Lar de Maria, Biblioteca Rafael de Menezes, Biblioteca Pública de Casa Amarela, Lar e Abrigo Filhos de Deus e as vitímas das enchentes no interior do estado em Julho de 2010. Karynna Spinelli, Lucas dos Prazeres e os produtores Maurício Spinelli e Dani Silva encabeçam o movimento cuidando de sua organização. O Clube foi Habilitado pelo SIC de Agosto de 2010 a Abril de 2011 com terceira maior pontuação e promete muita música e diversão com toda a estrutura de segurança, toldos e banheiros, além do agradável clima de festa de rua de antigamente.

É indispensável enfatizar que depois de muita luta e trabalho o Clube do Samba, que contou durante meses com o apoio de vários comerciantes da comunidade, além do patrocínio do SIC conta também com apoio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e com a continuidade de várias parcerias, consegue arrecadar mais de 1.500 kg de donativos a cada edição, doados a entidades sociais.

*Diretoria do Clube do Samba


Mais Informações:

Karynna Spinelli – 9665-9847.

Daniela Silva – 8766 6883.

Maurício Spinelli- 8632-8807.


 

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet