Festa No Morro Para Celebrar a Nossa Senhora Da Conceição

 

 

A festa é considerada umas das maiores Romaria do estado de Pernambuco, e é sempre um exemplo de fé, determinação e humildade cristã

 

 

A festa é considerada umas das maiores Romaria do estado de Pernambuco, e é sempre um exemplo de fé, determinação e humildade cristã

 

“Maria Santíssima, vestida de branco, envolvida em um manto azul, de pé sobre o globo terrestre, com as mãos unidas em oração, o olhos voltados para o céu, esmagando uma cobra com os pés, símbolo do pecado original.” Essa é novena e a descrição da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira do morro de Casa Amarela, localizado na Zona Norte da cidade do Recife, onde acontece umas das maiores romaria do estado de Pernambuco.

A festa do Morro da Conceição teve origem no ano de 1904, na festividade de 50 anos da chegada do dogma da Imaculada Conceição no Brasil. O então bispo diocesano D.Luís Raimundo da Silva Brito, mandou construir uma capela em estilo gótico e encomendou uma réplica da imagem da Virgem vinda diretamente de Portugal, toda em ferro nas proximidades do Morro do bairro de Casa Amarela.

A inauguração da igreja aconteceu no dia 8 de dezembro do mesmo ano, onde é realizado o culto consagrado a Nossa Senhora da Conceição, que acabou se tornando uma das maiores e tradicionais festividades religiosas da capital pernambucana – denominada como a festa do Morro.

As comemorações em homenagem à Virgem da Conceição do Morro, têm inicio sempre uma semana antes da data da inauguração da igreja. Com realizações de missas, reza de terços, novenas e a tradicional peregrinação ao morro – onde fieis e devotos sobem ao Morro da Conceição para pagar suas promessas -.

Para a costureira e aposentada, Lindalva Souza, 74 anos, devota da santa há mais de meio século, ir ao Morro da Conceição não é simplesmente um ato religioso ou supersticioso de pagar uma promessa. É uma forma que ela tem para agradecer por todos os milagres e bênçãos que a Santa já lhe ofereceu.

“Sou devota de Nossa Senhora da Conceição, a cerca de 54 anos. Todos os anos eu compareço a festa no Morro para agradecer o milagre que ela operou em minha filha. Quando os médicos da época já desacreditavam na sua cura, pedi com muita fé e a santa me ouviu e hoje minha filha esta viva. Deste então é uma forma que eu tenho de agradecer por esse milagre e por isso não deixo de comparecer”, afirmou com muita convicção a costureira.

Nos dias de hoje a festa é considerada umas das maiores Romaria do estado de Pernambuco, e é sempre um exemplo de fé, determinação e humildade cristã. Porém, as homenagens a Nossa Senhora da Conceição, vai muito além dos tributos oferecidos pela Igreja Católica. Existem os cultos afro-brasileiros que adoram a santa como sendo Iemanjá – rainha das águas, de todas as mães, protetoras dos navegantes, pescadores e marinheiros do mar, dos rios e lagos.

Diante dessa mistura de crença e religião, Maria, Mãe de Jesus, é fonte de inspiração de amor maternal, de milagres e esperança do povo brasileiro. “A imagem de Maria mãe de Jesus, sempre será um símbolo de uma mulher sofredora e batalhadora, uma mãe que sempre está perto, protegendo e atendendo as necessidades do seu filho independente de religião, e como no nosso país as misturas de religiões vem desde a época da colonização é apenas mais uma forma de honras àquela que sempre está disposta a nos ajudar,” finalizou Lindalva Souza.

Click e Siga a Revista Click Rec no Twitter:

tweet