Ministro Elói Ferreira Vem monitorar a construção da promoção Étnicorracial no Nordeste

 
A vinda do ministro tem como principal foco o fortalecimento e construção da política de Igualdade Racial do Governo Federal.

O Ministro da Secretaria de Promoção da Igualdade Étnico Racial (SEPPIR – Brasília), Elói Ferreira, chega a Pernambuco nesta quinta-feira (29) para se reunir com o secretário executivo do Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (CEPIR), Jorge Arruda, juntamente com o Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros e representantes do poder público e do movimento social. 


Jorge Arruda em discurso na II COEPIR

Segundo o Assessor Especial do Governador, Secretário Executivo do CEPIR e atual coordenador do FIPIR Nordeste, “a visita do ministro é importante no momento em que, por determinação do Governador Eduardo Campos, Pernambuco está construindo o PLANEPIR (Plano Estadual da Igualdade Étnico Racial), ao mesmo tempo em que o ministro dará posse aos GT Habitação Quilombola – Minha casa minha vida, juntamente com a Secretaria das Cidades, dentro do programa PBQ (Programa Brasil Quilombola – Governo Federal)”. Sobre a construção da política pública de Promoção da Igualdade Racial no Estado de Pernambuco, Jorge Arruda afirmar que  “os grupos de trabalhos serão compostos por 7 secretarias que darão inicio ao processo de articulação, catalogação, monitoramento e realizará o mapa das reais necessidades junto às comunidades Tradicionais de Remanescentes de Quilombos do Estado e apresentarão propostas para o PLANEPIR, em 90 dias aos movimentos sociais, à luz das deliberações dos movimentos sociais e governo na II COEPIR (Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial), no ano de 2009, realizada em Pernambuco e posteriormente em Brasília -DF.

O Que é O GT – Habitação Quilombola, Minha Casa Minha Vida?  PBQ

É um grupo formado por 7 secretarias que compõe o CEPIR (Gabinete do  Governador) e gestores municipais de igualdade racial do Estado de Pernambuco
 

As secretarias:

Secretaria de Educação

Secretaria de Juventude e Emprego

Secretaria de Saúde

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretaria de Articulação Social

Secretaria de Defesa Social

Secretarias das  Cidades – CEAB

E por determinação do Governador do Estado, Eduardo Campos. Serão acrescentados os seguintes órgãos: Prorural e  FUNDARPE

O que é o GT – PLANEPIR?

 Esse plano, juntamente com as secretarias citadas, tem a função de construir as diretrizes e eixos norteadores para a promoção da igualdade Racial  no Estado de Pernambuco para o Biênio(2011/2012).

 

Compete ao Comitê de Articulação e Monitoramento do PLANEPIR:

 

I – propor ações, metas e prioridades  à luz das deliberações da COEPIR

II – Estabelecer metodologia de monitoramento;

III – acompanhar e avaliar as atividades de implementação para o PLANEPIR;

IV – promover a difusão dos Eixos norteadores do PLANEPIR junto a órgãos e entidades governamentais e não-governamentais;

V – Propor  ajustes de metas, prioridades e ações;

VI – elaborar relatório de acompanhamento das ações do PLANEPIR; e

VII – propor revisão do PLANEPIR, considerando as diretrizes emanadas das Conferências Nacional e Estadual de Promoção da Igualdade Racial.