ANIMAGE – Entrevista com o Diretor do Evento

ANIMAGE II – Festival Internacional de Animação de Pernambuco

ANIMAGE II – Festival Internacional de Animação de Pernambuco

 

Palestras,  oficinas, exibições e muita diversidade. O ANIMAGE é um evento cultural de grande porte e importância para o estado. O Festival Internacional de Animação de Pernambuco está em sua segunda edição e conta com diversas exibições pela Região Metropolitana do Recife.

Para conhecer mais sobre o festival, o diretor do evento, Antonio Gutierrez, bate um papo rápido com a Click Rec. Confira:


Qual a principal proposta do ANIMAGE? O cinema de animação tem seu espaço em Recife?
Antonio Gutierrez – A principal proposta do ANIMAGE é suprir a carência de um festival de cinema de animação existente não só em Pernambuco, mas em toda a região Nordeste. O cinema de animação tem um grande espaço não só aqui, mas em todo o Brasil. Prova disso são as sessões lotadas da programação do Animage deste ano.



O que o ANIMAGE traz de inovação para o cenário cinematográfico de Pernambuco?
O festival tem por objetivo trazer o melhor da produção internacional e também estimular a produção local. Alem do contato com obras de todo o mundo, o publico tem acesso também a oficinas gratuitas de técnicas de animação, que é uma ferramenta  de estimulo.

Como surgiu o ANIMAGE? Ele vem para inovar e fortalecer as produções de tal caráter na capital pernambucana?

Há muito tempo que planejava fazer um festival de cinema de animação, mas nos últimos três anos ele ganhou forma. Os objetivos principais do festival é levar diversão para as pessoas e também estimular a produção de cinema de animação em Pernambuco.


Qual o maior ganho desse intercambio cultural?
Não da pra dimensionar ganhos. Mas é evidente que um evento internacional sempre trás estímulos culturais e financeiros.


Quais outros eventos no país que podemos comparar com o ANIMAGE. Você  afirmar que é um projeto construtivo e democrático que Recife ganhou?
Em vários países, e também no Brasil, existem vários festivais de cinema de Animação. Nosso objetivo é levar o ANIMAGE para um patamar de referencia entre os festivais de animação do mundo. Isso vai levar algum tempo. Estamos apenas na segunda edição.


Como todo festival, o ANIMAGEM também tem o seu dia mais esperado. Qual a perspectiva do público? Existe alguma exibição que chama mais atenção?

Publico incrível. Superou minhas expectativas. Muitas sessões no cinema da Fundaj estão com os ingressos esgotados.


Como você descreve o cenário nacional, em especificamente o do nosso estado em relação as produções de animação?

O Brasil já conta com bons realizadores de animação. Aqui em Pernambuco também tem vários produtores voltados para este segmento. Mas ainda tem muito espaço para ser ocupado.


Você tem alguma indicação de um vídeo que vale a pena assistir?
Todos os filmes selecionados são excelentes. São 61 titulos, de 20 paises. Cometeria injustiça indicando um ou outro filme porque pra ser bem honesto, fiquei encantado com tudo.


Existe uma parceria com a Prefeitura da Cidade do Recife, em que alunos da rede municipal terá participação garantida no festival. Uma proposta inovadora que vem sendo realizada por grandes eventos. Você acha que essa é a melhor forma de incentivar  e educar a participação da população?
A idéia do festival é levar diversão e conhecimento a  todos, dando prioridade aos que tem menos acesso.


Outro fato interessante  da inclusão social do ANIMAGE II, é que exibições serão feitas na periferia, no caso, no Morro da Conceição. Atingir as camadas excluídas faz parte do ANIMAGE II? Como foi feita a escolha dos locais de exibição? Como será trabalhada essas exibições no Morro?
Na minha experiência pessoal, de vida, foram determinantes para minha formação intelectual projetos comunitários que levavam cinema e teatro ao meu bairro,e graça,  em praça publica. Sem isso posso assegurar que dificilmente hoje eu estaria aqui dirigindo um festival internacional de cinema de animação. Assim como eu, milhares de crianças e adolescentes podem ser tocados, de alguma forma, com essa iniciativa e abrir uma nova visão do mundo.

Ao ar livre, no ANIMAGE II, tem de tudo e para todos os gostos, quem quiser pode fazer um piquenique no Parque 13 de Maio e contemplar os filmes. Existe uma evolução nos locais de exibição no decorrer do festival?
Nas próximas edições pretendo levar para outros pontos da cidade, ampliar o numero de locais com uma programação especial.

Ir contemplar o ANIMAGE é uma diversão garantida?
Sim, porque o cinema de animação potencializa a magia contida na linguagem cinematográfica.