GambGaragee

GAMBGARAGEE
Entrevista com o vocalista Diego Rodrigues para a Revista Click Rec

GAMBGARAGEE
Entrevista com o vocalista Diego Rodrigues para a Revista Click Rec

 


Diego Rodrigues, Danilo Arruda, Flávio Siqueira, Yrleonne Hubbarack, David Cordeiro, Higo e Lamartine, recifenses, pernambucanos apaixonados por música, jovens com ídolos diferentes, cúmplices na sonoridade. Nomes como Tim Maia, Jorge Ben Jor e Roberto Carlos se misturam com o som do baque virado dos maracatus à percussão dos inúmeros ritmos do estado, do reggae ao côco, influenciaram o grupo a compor suas músicas.

O Gamb Garagee nasce com a proposta de traduzir os elementos culturais representativos do nordeste, acima de tudo a música pernambucana, sem deixar de lado o velho e clássico Rock N’Roll. A banda acarreta uma proposta em que o ritmo e as letras se misturam com a poesia e a melodia, a cultura e a arte. Além de considerar em suas mensagens a filosofia, a antropologia, a sociologia política e literatária, ou seja, utilizando toda essa riquezas juntas num só propósito, eles levam para os jovens um novo som com qualidade e originalidade.

Entrevista com o vocalista Diego Rodrigues para a Revista Click Rec:


Qual a principal proposta cultural do GambGaragee? Por que ouvir a música do GambGaragee?
A principal proposta cultural do GAMBGARAGEE é fusionar os elementos culturais presente em nossa região e em nosso estado, com os demais elementos culturais do Brasil e do mundo. Remetemo-nos a formação ao brasileiro onde é marcado pela miscigenação dos povos e de suas culturas quebrando, desta forma, a barreira do preconceito étnico e lutando para que haja diretamente uma integração cultural harmoniosa. Quebrando paradigmas rítmicos e de guetos que é justamente dessa forma que queremos mostrar a força dessa nossa mistura, levando na música como arte, todo essa essência fruto de nossos estudos e transformado nesse som muito original que não escutou ainda precisa escutar .

As letras em geral tem um papel revolucionário, uma mistura poética e uma ritmo diversificado. O GambGaragee traz uma nova tendência musical?

Bom, quando começamos a arquitetar esse nosso som não nos preocupamos em lançar uma tendência musical, nos preocupamos logo de inicio criar algo novo, muito original e que representasse nossas influencia, mas com nossa cara, nossa pegada e representasse nossas origens e também nossa história de vida. Utilizamos as letras como forma de mandar recado a todas as camadas da sociedade  pois a arte principalmente músical é um elemento de comunicação social muito forte em que por ela podemos levar diversão, educação e informação. Não nos preocupamos muito com esse lance de lançar tendência e nos rotular, nos preocupamos mais em fazer um som onde esteja tudo soando bem aos ouvidos com o Chico Science falou, “fazer um som multicultural, multi-étinico onde qualquer pessoa do mundo se veja incluída em nosso som”.

Hoje temos os emos, os indies, os velhos e bons roqueiros, os metaleiros entre outros. Como você intitularia essa nova tendência do Gamb? Tudo junto e misturado?

Rotular o nosso som é um desafio…hehehehe… como você intitularia com um som onde esta presente o maracatu, coco, o rock, o reggae, o baião, o xaxado, afoxé, o xote, o samba, hip hop e demais ritmos cultural ?  Difícil não ? então não nos prendemos a definir numa palavra nossa proposta, até porque existe uma multiculturalidade como você podem perceber, totalmente clara em nossas músicas,isso não sinal de falta de foco musical pela banda , pelo contrário, diversidade e a fusão rítmica são um dos nossos principais objetivos. E não será pelo fato de não se encaixar em padrões musicais já existentes, então perderemos o foco.

Toda banda tem influência, quais as maiores influências?

Fomos influenciados por diversos artistas nacionais e internacionais, e apesar de termos gostos musicais afins, temos também influências individuais, porém falando como um todo, nós escutamos de Roberto Carlos, Tim Maia, Lenine, Cordel do Fogo Encantado, Nação Zumbi, Luiz Gonzaga  a Bob Marley, Led Zepplin, James Brown, sem deixar a força e o peso das nossas nações de maracatu de baque solto ou de baque virado pois é desse gosto pela invenção musical que caracteriza o brasileiro.


O que você acha de artistas locais como China, Mombojó e Nação Zumbi? Levando em consideração o trabalho diferenciado de cada banda citada.

Nas ultimas décadas os holofotes artísticos vem sendo voltados para o Nordeste e principalmente Pernambuco onde o estado vem se transformando em uma plataforma de lançamento de grandes artistas como o China, o Mombojó a Nação Zumbi, Mundo Livre S/A Siba, Cordel do Fogo Encantado, entre outras bandas. Acreditamos que o resultado disso tudo é o nosso molho, o nosso swing, o nosso balanço pernambucano, não quero dizer aqui que as demais regiões do Brasil não tenham, mais quero destacar nossa forma bastante peculiar de fazer música, visto que a qualidade dos estúdios de captação, mixagem e masterização de Pernambuco estão cada vezes mais evoluindo e investindo nas tecnologias de pontas resultando numa arte final de excelente qualidade. Então achamos muito legal o trabalho dessas bandas e das demais que estão se destacando pelo Brasil e pelo mundo, pois elas tendem a fortalecer e aumentar o nosso cenário musical alargando as portas para as demais bandas que estão nascendo que estão também buscando um lugar ao sol, como é nosso caso.

Qual o nome do CD? Como foi feita a escolha para a música de trabalho? O que ela retrata?

O nome do nosso 1º CD é A Força da Miscigenação, nome bastante sugestivo para intitular nosso inicio, pois ele vem justamente para ser o carro chefe de nossa proposta cultural trazendo toda nossa fusão rítmica e cultural. A música de trabalho foi escolhida por consenso por todos que fazem parte da banda, desde os músicos até a equipe de produção, a canção se chama Peso da Etnia. Ela retrata justamente as questão contra o preconceito e fala também sobre a reafirmação e o entendimento como um povo miscigenado.

Por que o nome GambGaragee?

O nome do grupo foi idéia do primeiro baterista, já que alguns dos integrantes tiravam um som na garagem de sua casa, com instrumentos improvisados. Daí vem o nome “Gambgaragee”, pois existia uma verdadeira gambiarra em sua garagem. Essa idéia também faz sentido na proposta da banda, em que conseguimos criar algo novo, com toda essa riqueza cultural que temos em nosso país, ou seja, já que a gambiarra é uma solução improvisada mais inteligente para um problema aparente. Nós usamos nossa cultura para construir e mostrar que se pode fazer muita coisa com o que temos.


Existe algum projeto futuro?

Sim, existem sim. Nós estamos preparando a gravação do nosso 1º CD intitulado A força da Miscigenação que será produzido e dirigido por Will Nascimento e Tito Bela Vista do Projeto Sonar PE, e logo após a finalização da gravação nós vamos organizar o lançamento e nossos CDS ficaram disponíveis para compra na Livraria Cultura de todo o Brasil e na Oficina da Música. Ainda temos alguns projetos na área social, contudo ainda em fase embrionária, que quando nascido iremos divulgá-los amplamente.


Qual foi o show inesquecível?

Poderíamos falar de diversas apresentações, pois ainda bem, a cada show nosso a resposta do público é muito positiva. Podemos destacar uma apresentação nossa na Pitombeira, em Olinda, onde conseguimos atrair inesperadamente várias pessoas para dentro do evento, já que inicialmente estava com pouca circulação, induzindo o dono do local a fechar as portas, porque o local já não suportava mais gente, pena que o tempo estabelecido pras bandas era de somente 30 minutos, mas deu pra mostrar nossas músicas.

Uma mensagem do GambGaragee para o leitor:

Só temos a agradecer o reconhecimento que vocês estão dando ao nosso trabalho, e acima de tudo reconhecendo o valor cultural brasileiro através dessa mistura rítmica. Vamos mostrar A FORÇA DA MISCIGENAÇÃO pra todo mundo, pois NÓS ACREDITAMOS!

Continuem baixando e escutando nossas 5 músicas que está disponível no site; www.oinovosom.com.br/gambgaragee, e se gostarem indiquem aos seus amigos, dessa forma iremos chegar cada vez mais perto de vocês, mostrando essa nossa proposta!

CD, DVD? em breve.Estamos entrando em Studio em abril. Quanto mais divulgação, mais fácil de chegar no resto do Brasil e quem sabe do mundo.
MAIS UMA VEZ…OBRIGADO GALERA!

Comente sobre as 5 músicas prontas.

Essas 5 músicas que estão prontas, foram feitas por todos os integrantes, já que compomos sempre juntos, mostrando essa nossa característica de falar de diversos temas através de diversos ritmos, e foram gravadas ao vivo, apenas para divulgação prévia, pois o mercado necessita desse material de áudio, por mas que seja amador, dá pra se ter uma boa noção de nossa proposta. A ideia é central e transparente, será na gravação de nosso primeiro CD, intitulado “A FORÇA DA MISCIGENAÇÃO”.


SERVIÇOS:

O site oficial da banda GambGaragee:
http://gambgarageepe.webnode.com.br

Interatividade com os fãs no nosso blog:
http://gambgaragee2010.blogspot.com

Para download das músicas no site da OI acesse:
www.oinovosom.com.br/gambgaragee