O Centro Universitário Estácio Recife deu início a uma iniciativa que une solidariedade e sustentabilidade: a campanha solidária “Transformando Ração em Amor”. A ação, que acontece até o dia 1º de dezembro, busca arrecadar sacos de ração vazios para dar um novo propósito a materiais que, normalmente, não podem ser reciclados.
Os sacos coletados serão reutilizados na confecção de caminhas para animais resgatados e sacolas retornáveis, que serão doadas a ONGs de proteção animal. O Abrigo Seu Alberto será o primeiro beneficiado com as doações, mas outras instituições também poderão receber os produtos, conforme a demanda.
Os sacos de ração são feitos com multicamadas de diferentes tipos de plástico, papel e alumínio, o que impede a reciclagem convencional. Apesar de parecerem resistentes e recicláveis, esses materiais precisam de um processo de upcycling — a transformação criativa de resíduos em novos produtos — para evitar o descarte incorreto e o impacto ambiental.
“Cada saco de ração vazio que deixaria de ser aproveitado pode se transformar em conforto para um animal resgatado ou em uma sacola sustentável que ajuda quem cuida deles”, destaca Ana Carolina Messias, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Estácio Recife.
O campus da instituição de ensino superior, localizado na Av. Eng. Abdias de Carvalho, 1678, na Madalena, é o ponto de arrecadação da campanha. A instituição convida alunos, colaboradores e toda a comunidade a participarem dessa corrente de amor pelos animais e pelo planeta.
*Via Assessoria