Depois das festividades de final de ano todas as atenções se voltam para os preparativos do Campeonato Pernambucano de futebol 2011, que pode ser histórico, pois caso o Sport conquiste o título será o 40° troféu do clube e o tão sonhado hexacampeonato se igualando ao Náutico como o maior vencedor em títulos sequenciais.
E para este ano serão muitos os ingredientes que tornarão o campeonato mais acirrado e disputado desses últimos anos. Além da maior rivalidade entre Náutico e Sport pelo luxo de ser hexacampeão e do Santa Cruz correr por fora para tentar estragar a festa dos dois, o campeonato traz de volta um antigo ilustre participante. Depois de 15 anos amargando a segunda divisão estadual o América/PE está de volta à elite e querendo retomar seu antigo lugar no cenário pernambucano.
Também querendo mostrar que pode ter seu lugar ao Sol, os clubes do interior farão de tudo para levar o troféu para o sertão. Clubes como Central, Porto e, principalmente, o Salgueiro – que disputará a segunda divisão do campeonato brasileiro – reforçaram seus elencos com jogadores que já passaram pelos clubes da capital do estado e também pelo futebol nacional. Resta saber se eles serão mesmo só meros coadjuvantes ou farão frente aos todos poderosos do Pernambucano.
Transmissão – Emoção é o que não faltará também na tela da televisão. Pela primeira vez o campeonato será transmitido, via PAY-PER-VIEW (canal pago das organizações globo), para todo o Brasil. Apesar de confirmado o call center das TV por assinaturas ainda não informaram os dados sobre os pacotes de jogos.
REGULAMENTO – O Pernambucano 2011 será nos mesmo moldes do campeonato do ano passado. Uma fase classificatória, todos jogam contra todos em jogos de ida e volta, os quatro melhores se classificam para a semifinal. Os vencedores farão a final da competição em dois jogos.
NOME – Uma reunião na semana passada com o departamento de marketing da Coca-cola, praticamente, selou o mais novo patrocinador do Pernambucano 2011. De acordo, com o secretário-geral da federação, João Caixeiro, nesta terça-feira (04) a FPF deverá fechar o acordo e com isso o campeonato terá um novo nome e se chamará Campeonato Pernambucano Coca-cola de Futebol.