Paixão de Cristo de Casa Amarela chega à 23ª edição com novidades no Sítio Trindade

Encenação tradicional do calendário cultural pernambucano traz nova abordagem cênica, protagonismo feminino e integração entre os Testamentos. Acesso é totalmente gratuito

Consolidada como uma das encenações mais tradicionais da Semana Santa em Pernambuco, a Paixão de Cristo de Casa Amarela chega à sua 23ª edição em 2025 com novidades que prometem emocionar o público. O espetáculo acontece entre os dias 17 e 19 de abril, sempre às 20h, na Concha Acústica do Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, com entrada gratuita.

Reunindo cerca de 100 pessoas entre atores, figurantes e equipe técnica, a montagem deste ano traz mudanças significativas em sua concepção cênica. A proposta é estreitar a relação com o público e conferir maior dinamismo à narrativa, que mescla tradição e inovação tecnológica.

Na montagem deste ano, a Paixão de Cristo de Casa Amarela chega com modificações importantes para dinamizar cenicamente o espetáculo. Entre elas, uma apresentação com maior aproximação do público; ampliação dos personagens femininos, dando destaque a Maria, mulheres que choram, Maria Madalena e inclusão da cena da Samaritana; e articulação do Novo Testamento com o Antigo para contextualizar o momento histórico em que se passa a vida de Jesus Cristo.

Dividida em 16 cenas, a encenação utiliza recursos visuais como vídeo mapping — com projeções em laser —, além de explorar os ambientes naturais do Sítio Trindade, o que confere um caráter imersivo e único à experiência. A direção é assinada pelo professor Zezo Oliveira, com longa trajetória nas áreas de educação, arte e gestão cultural.

Um dos momentos mais emocionantes da peça é protagonizado pelo ator George Floro Acioly, que interpreta Jesus Cristo e contracena com sua mãe na vida real, Marly Floro Câmara, no papel de Maria. A parceria de longa data entre os dois artistas empresta ainda mais intensidade e verdade às cenas.

Paixão de Cristo de Casa Amarela é construída, em sua maioria, por moradores do próprio bairro, que se reúnem anualmente para manter viva uma das manifestações mais simbólicas da cultura popular pernambucana. O espetáculo conta com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, além do incentivo de comerciantes locais.

Apresentação Social

Pelo terceiro ano consecutivo, uma apresentação especial será realizada para pessoas em situação de rua. A ação acontece na próxima segunda, 14 de abril, às 19h, no Convento de Santo Antônio, localizado na Rua do Imperador Pedro II, área central do Recife.

Com duração de uma hora, a encenação será dividida em oito cenas principais, destacando momentos marcantes da vida de Jesus Cristo. Um dos pontos altos será a representação da Santa Ceia, em que os presentes serão convidados a participar da partilha do pão — um gesto simbólico de acolhimento e compaixão.

SERVIÇO:

Paixão de Cristo de Casa Amarela – Encenação social
Quando: 14 de abril – 19h – Convento de Santo Antônio
Acesso gratuito

23ª Paixão de Cristo de Casa Amarela
Quando: 17, 18 e 19 de abril – 20h
Local: Sítio da Trindade, Estrada do Arraial, n° 3259 – Casa Amarela
Acesso gratuito

*Via Assessoria