Brasil recebe primeira edição da ExpoTEA, uma feira dedicada exclusivamente ao autismo

Projeções recentes indicam que o Brasil pode ter mais de 6 milhões de pessoas autistas. Ainda assim, o difícil acesso a produtos e serviços especializados marca o dia a dia de pais e pessoas no espectro

Com a proposta de ser a maior feira dedicada exclusivamente ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Brasil, a ExpoTEA realiza sua primeira edição nos dias 7, 8 e 9 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento reunirá pesquisadores, profissionais da área médica e terapêutica, pais, professores, familiares de autistas e principalmente pessoas dentro do espectro autista. São aguardadas 250 empresas e cerca de 10 mil pessoas por dia, circulando pelos corredores da feira.

ExpoTEA conta com uma extensa programação. Durante o evento serão realizadas palestras, painéis de discussão e workshops que abordam os diversos aspectos relacionados ao autismo, desde a compreensão das variadas formas do transtorno até a discussão de estratégias de inclusão e apoio para indivíduos no espectro. Também estão previstos cursos para familiares e profissionais da área como cuidadores e mesmo pessoas que tenham o interesse em se especializar em TEA.

O evento se divide em um Congresso voltado à profissionais da área e a Exposhow, parte integrante da feira e onde ocorrerão palestras gratuitas a todos os interessados no tema. Entre as palestras previstas estão “O poder da comunicação alternativa e aumentativa para transformar vidas”; “Os desafios do autismo na adolescência”; “Direitos, adaptações e crimes na escola”; “Diagnóstico tardio no autismo feminino”; “Maternidade atípica e empreendedorismo”; e “O perfil sensorial no TEA e seu impacto no dia a dia”.

Também serão dedicadas mesas de palestras ao uso de Canabinoides no autismo e a palestras sobre direitos previdenciários da pessoa autista.

Os visitantes da ExpoTEA também irão receber de maneira gratuita o Manual de Consulta e Acompanhamento do Autista. Este manual é uma cartilha com campos para o preenchimento pelos pais e profissionais de saúde que acompanham a pessoa autista com informações relevantes e que poderão ser consultadas a qualquer momento.

Já a feira que acontece dentro da ExpoTEA contará com espaço para apresentação de produtos e serviços voltados a pessoas dentro do espectro autista, inovações em terapias e recursos tecnológicos que possam auxiliar no desenvolvimento e na qualidade de vida das pessoas com autismo.

“A ExpoTEA é um evento que tem a função de oferecer representatividade e inclusão para pessoas com TEA através do conhecimento. Queremos e vamos reunir em um só lugar essas oportunidades de conhecimento, de troca de experiências com pais e autistas, com estudiosos e também com empresas e instituições comprometidas com a causa para vermos e sermos vistos, porque a inclusão passa por conhecimento e acesso”, observou a coordenadora do evento Dra. Bruna ituassu. Ela é médica especialista em autismo e TDAH.

A Dra. Bruna ituassu conta que a ideia da ExpoTEA surgiu justamente desses entraves que ela, como mãe da Havana que é uma menina de 5 anos dentro do espectro autista, observou na rotina diária com a filha. Algo que se repetia em famílias de autistas com quem ela passou a ter contato, independentemente da classe social a que pertencessem ou nível de suporte presente no diagnóstico.

“Eu sou mãe de uma menina autista de cinco anos e sei como é difícil encontrar produtos e serviços especializados. Desde coisas simples como materiais de papelaria para a escola, até profissionais de educação e cuidadores”,

Neste sentido a feira contará com expositores de produtos e serviços que vão do básico como materiais de papelaria diferenciados para crianças com autismo, a instrumentos musicais adaptados, calçados ortopédicos para crianças que, por exemplo, andam na ponta do pé, roupas e cobertores sensoriais, painéis sensoriais e quadros de rotina.

“A ExpoTEA trará um misto de tudo o que podemos encontrar voltado para o autismo e pensados para o autista. A ideia é que o público possa ter acesso e conhecer as possibilidades que tem e ampliar a sua rede de suporte”, observou a Dra. Bruna ituassu.

SELO AZUL – Em uma iniciativa pioneira, a ExpoTEA irá lançar no Brasil o Selo Azul, que é o primeiro selo empresarial voltado a profissionais e estabelecimentos compromissados com a causa do autismo.

“O Selo Azul traz a marca, o símbolo de que a empresa é uma empresa companheira do autismo, compromissada com a causa e que destina tempo para produzir produtos e serviços de qualidade para o autista. Por exemplo, escolas, que é uma área de grande preocupação dos pais, ao exporem na feira terão acesso ao selo de Companheira do Autista. E no futuro isso vai permitir que um pai ou uma mãe, chegando na instituição, veja o selo azul e rapidamente identifique aquele local como um local seguro para o seu filho”, explicou a Dra. Bruna ituassu.

AUTISMO NO BRASIL –Nos últimos anos o Brasil passou a observar um vertiginoso crescimento no número de diagnósticos de autismo. Até 2022 tinha-se como parâmetro uma estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicando que o país possuía cerca de 2 milhões de pessoas com TEA. Projeções mais recentes, estas de 2023 baseadas em cálculos do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), dão conta de que o Brasil pode superar os 6 milhões de pessoas com o transtorno.

Entretanto, o país ainda carece de levantamentos mais precisos. Somente no último Censo, o de 2022, o Brasil teve uma pergunta sobre diagnóstico de autismo incluída na pesquisa censitária. Ela consta no Questionário de Amostra, que é mais detalhado e voltado a 11% da população. Os dados devem sair até 2025.

Esse apagão numérico faz com que o conhecimento sobre TEA siga aquém do necessário para suprir carências de uma população tão grande.

Ao contrário do que muitos ainda pensam, o autismo não é uma doença, mas um transtorno do desenvolvimento neurológico que tem entre possíveis características dificuldade de comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e interesses restritos. Isso faz com que sejam necessárias adaptações nas diversas etapas da vida.

INSCRIÇÕES – As inscrições para participar da ExpoTEA ainda estão abertas, tanto para visitantes, quanto para expositores. Organizações Não Governamentais (ONGs) e famílias que produzem serviços e apoios para a causa também podem se inscrever para a Vila Social, onde será ofertada condições especiais para os stands.

SERVIÇO

Inscrições: https://expotea.com.br/

Data da feira: 7, 8 e 9 de junho de 2024

Local: Expo Center Norte, São Paulo

Foto: Bruna Ituassu – Crédito: Estúdio Karla Bruna

*Via Assessoria