Secult-PE e Fundarpe promovem o Cortejo Brincantes de Pernambuco no Recife

Nove grupos da cultura popular pernambucana, incluindo três Patrimônios Vivos do Estado, participam do cortejo que passará pelas ruas do Bairro do Recife, nesta quinta-feira (1º)

Como parte da programação do Carnaval de Pernambuco 2024, a Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) levam, nesta quinta-feira (1º/02), a cultura popular e carnavalesca para o Bairro do Recife com o Cortejo Brincantes. A iniciativa conta com a participação de grupos que representam manifestações culturais carnavalescas, desde o centenário Frevo, Patrimônio da Humanidade, passando pelos tambores, ganzás e vestimentas dos maracatus, pela religiosidade dos afoxés, e a tradição dos boizinhos e caboclinhos.  

O cortejo terá saída pela Av. Rio Branco, passando pela Rua do Bom Jesus até a Praça do Arsenal, com concentração marcada para às 17h30 e saída às 18h30. “O Cortejo dos Brincantes tem a proposta de possibilitar que turistas e a população em geral possam vivenciar uma imersão nas variadas manifestações da cultura carnavalesca pernambucana”, explica Cacau de Paula, secretária Estadual de Cultura. 

Participam o Grupo Batuques de Pernambuco, o Urso da Rua do Sapo, o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada de Buenos Aires, o Maracatu Nação Estrela Brilhante do Recife, o Boi da Macuca e o Afoxé Oyá Alaxé. Também fazem parte da programação Patrimônios Vivos de Pernambuco, como a Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense, o Caboclinhos Canidé e o Homem da Meia Noite. 

“Os cortejos são momentos marcantes de reafirmação do compromisso da gestão Raquel Lyra com a valorização e promoção da nossa cultura popular. Tão importante quanto salvaguardar as nossas tradições, é promover sua perpetuação para novas gerações”, comentou a Secretária de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula. 

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, destaca o Cortejo dos Brincantes como uma contribuição importante do Governo de Pernambuco no ciclo carnavalesco. “Incentivar os grupos de cultura popular do Estado é nosso papel, enquanto gestores públicos. Cada um desses brincantes é responsável por carregar nossos símbolos mais marcantes: a diversidade cultural e o respeito às tradições”, ressalta a gestora. 

Serviço:
Cortejo Brincantes de Pernambuco
Quinta-feira (1º de fevereiro)
Percurso: Avenida Rio Branco, Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal (Bairro do Recife)
Concentração: 17h30 | Saída: 18h30

*Via Assessoria