Quarenta atrações na terceira semana do Janeiro de Grandes Espetáculos

Montagens vêm da Eslováquia, Portugal, São Paulo, Brasília e, majoritariamente, de Pernambuco para ganhar os palcos do Estado entre os dias 22 e 28 de janeiro. Teatro, dança, circo e música, com lançamento de álbuns, estão na grade

Espalhando comoções e aplausos por todo o estado desde o último dia 9, a 30ª edição do Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco chega à terceira semana de programação oferecendo mais 40 convites à celebração das artes cênicas locais e do mundo. De hoje (22) até domingo (28), a variedade de temas e linguagens artísticas contempladas se soma à diversidade de palcos e geografias alcançadas, com atividades no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Garanhuns. A programação completa até 31 de janeiro, com link para compra de ingressos, está disponível no site www.festivaljge.com.br.

Em cima dos palcos, o congraçamento entre povos, talentos e sensibilidades se confirma nesta terceira semana, que apresenta espetáculos com vários acentos, sotaques e nacionalidades artísticas, vindos do Recife, Tabira, Petrolina, São Paulo, Brasília, Portugal e Eslováquia.

De fora do País, o violonista Adam Marec, da Eslováquia, traz o espetáculo “Violonista Europeu Tocando Músicas Europeias e Brasileiras”, que conta com a participação de músicos convidados pernambucanos. Será na sexta-feira (26), no Teatro Marco Camarotti. No sábado (27), o Teatro Hermilo Borba Filho recebe os circenses Alan Sencades e Jessica Lane, da Cia Nordestiny’s, originária da cidade de Porto, em Portugal. No espetáculo “Ária”, a dupla explora a técnica aérea da suspensão capilar associada à música, executando trilha sonora suspensa e protagonizada por flauta e acordeão.

Citando as atrações nacionais, São Paulo chega primeiro na programação desta penúltima semana do Janeiro. Na quarta-feira (24), a atriz Raíza Rameh protagoniza o solo teatral “Noite de Mistério”, no Teatro Capiba, com enredo inspirado nas pesquisas de Jerzy Grotowsky sobre as raízes ancestrais da atuação. Nos dias 27 e 28, a brasiliense Cia viÇeras estreia na cidade “Isso Também Passará, Antes que Eu Morra”. Na trama, quatro mulheres falam de seus conflitos e memórias, celebrando a pluralidade do feminino. Além do espetáculo, que sobe ao palco do Teatro Marco Camarotti, o grupo apresenta um minidocumentário seguido por bate-papo com as plateias recifenses.

Sempre protagonistas da maratona cênica sob o sol de janeiro, as produções teatrais locais fazem um verdadeiro desfile de temas e estéticas para todos os públicos. Nos palcos da cidade até domingo, “Confissões Urbanas – Eles Contam de Tudo”, da Cia Omóios de Teatro; “Ânim@ do Pão ao Pão”, do Anexo Bando de Teatro; “Sibila – O Mistério das Coisas”, do SecondArea; “Santo Genet e as Flores da Argélia”, do Grupo Cênico Calabouço; “As Bruxas de Salém”, do Célula de Teatro; “A Dona do Boteco”, da Amotrans; “As Dinossauras”, da Cia Tradicional Fazenda Arte; “Prazer, Shakespeare ou Peças de Bolso”, da Trup Errante, de Petrolina. Além dos infantis “Alice no País das Maravilhas” e “Aladdin – O Musical”, ambos da Helena Siqueira Produções; “Seu Sol Dona Lua”, da Circus Produções Artísticas; e “Os Saltimbancos”, da Roberto Costa Produções.

Seis espetáculos irão distribuir as emoções do festival Pernambuco afora nestes próximos dias, percorrendo a vizinhança recifense: “Yerma Atemporal”, de Simone Figueiredo Produções e Roda Produções, se apresenta em Jaboatão e em Garanhuns, além da capital, no Santa Isabel; “Berço Esplêndido”, de Sóstenes Vidal e Cleusson Vieira, chega a Caruaru; Paulo Matricó, de Tabira, levará “Cordel Operístico Lua Alegria” a Jaboatão e a Caruaru; e o infantil “As Três Porquinhas e o Lobo Blau”, da Produção Coletiva, paira por Caruaru. Virtualmente, a Cia Anime chega às casas do público com “Mary En Virtual Mood: Palhaçaria entre Telas”.

LANÇAMENTOS – Além de emoções, a terceira semana do Janeiro vai espalhar refrões na cidade que até a Unesco atestou ser musical. Entre os shows da semana, dois lançamentos. No dia 23, a cantora Dalva Torres lança o CD “A Leveza Nua das Horas”, no Santa Isabel, um apanhado de canções de várias gerações e gêneros musicais. No dia 25, a sambista Karynna Spinelli celebra 20 anos de carreira com o novo álbum “Cabeça Feita”, no Teatro do Parque, com sambas de roda, canções, batuques ancestrais e poesia cantada.

Outro destaque musical da semana é o show “Claudionor Germano – 90 Carnavais”, do inoxidável defensor das tradições, canções e alegrias de Momo na cidade. No melhor estilo Carnaval do Recife, o show será gratuito, dia 27, no Teatro Luiz Mendonça, com palco aberto para a esplanada do Dona Lindu, convidando todo mundo a cair no frevo. Outros musicais que embalam a grade da semana são “Bioluminescente”, do Sargaço Nightclub, no Teatro Hermilo; e “Luiz Gonzaga  – Mestre Lua, o Inventor do Nordeste”, da NuMis, no Teatro Luiz Mendonça

Completam a programação mais três espetáculos de dança: “Memórias – Uma Homenagem ao Mestre Ubiracy Ferreira”, do Balé da Cultura Negra do Recife, no Teatro do Parque, dia 26; “Luz – Os 30 anos de Valdeck Farias”, da Cia Valdeck Farias, dia 28, no Barreto Júnior; e o “III Festival de Pole Dance de Pernambuco”, do Pole Dance Studio Alexandra Valença, dia 28, no Teatro do Parque.

Também serão oferecidas duas leituras dramatizadas no Teatro Arraial: “Zoológico”, da Real Cia de Artes Albemar Araújo, dia 23; e “Senhora dos Afogados”, de Samuel Vieira, no dia 28.

Os ingressos, à venda na plataforma Sympla, têm valores que variam de R$ 15 a R$ 80 – algumas ações são gratuitas. Toda a programação está em www.festivaljge.com.br.

O 30º Janeiro de Grandes Espetáculos é uma realização da Apacepe (Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Pernambuco), com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, e patrocínio do Governo de Pernambuco, via Funcultura, da Copergás e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

SERVIÇO
30º Janeiro de Grandes Espetáculos – Festival Internacional de Teatro, Dança, Circo e Música de Pernambuco
De 9 a 31 de janeiro de 2024
Programação e informações no site www.festivaljge.com.br
Ingressos: www.sympla.com.br/festivaljge

*Via Assessoria