Projeto Praia Limpa leva conscientização ambiental para os frequentadores da orla do Recife

Até o mês de abril, 50 monitores vão circular pelas praias orientando o público sobre a importância de recolher o lixo e cuidar do meio ambiente. Ao todo, mais de 200 mil sacolas serão distribuídas, numa parceria entre a Prefeitura do Recife e a Globo em Pernambuco

A partir deste domingo (21), os frequentadores das praias recifenses poderão contar com a volta do projeto Praia Limpa nas areias de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa. Há 25 anos, a iniciativa da Globo em Pernambuco, em parceria com a Prefeitura do Recife, leva conscientização ambiental com ações práticas para milhares de pessoas ao longo do verão. O projeto será realizado até o dia 7 de abril e nesse período serão distribuídas 200 mil sacolas de papel. O prefeito João Campos participou, hoje, do lançamento da iniciativa e conversou com banhistas e trabalhadores.

“O Praia Limpa é uma campanha muito importante, uma parceria entre a Rede Globo e a Prefeitura do Recife, onde trazemos uma ação educativa para o nosso grande patrimônio, que é a praia, o nosso litoral. Nossa praia é o espaço de lazer mais democrático que temos, não só para os recifenses, mas para turistas, que vêm com a família. Colocar o lixo no local certo preserva o meio ambiente, cuida da cidade e ensina que no momento de lazer também temos essa responsabilidade”, afirmou o prefeito.

Os 50 monitores que irão circular pela orla aos domingos vão orientar os frequentadores sobre a importância de não deixar seu lixo na praia e entregar uma sacola de papel para que possam colocar o resíduo gerado na areia. Cada pessoa será orientada para, ao sair da praia, deixar sua sacola com o lixo em um dos contêineres da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) espalhados ao longo do calçadão.

Radmila Arantes, 26, é uma das monitoras da ação e contou que se aproximou da ação através da sua família. “Comecei a trabalhar no Praia Limpa ano passado porque minha tia tem uma barraca na praia e aí fui chamada para o trabalho. Gosto que só porque acho um projeto importante, que traz benefício pra sociedade. A pessoa vem na praia, se diverte, faz seu lixo, então ela precisar deixar no local correto. Acho que o projeto vem pra somar, as pessoas são receptivas e alegres, algumas cantam até a musiquinha do projeto, porque fica na cabeça do povo, né”, brincou ela.

O Praia Limpa também vai colaborar para que as crianças sejam identificadas com uma pulseira com o nome e contato do responsável. A identificação vai facilitar a localização de sua família e parentes, caso elas se percam. Cada pulseira terá uma cor diferente. Ao longo da orla, são fincadas mastros com bandeiras com diferentes cores para sinalizar onde a família da criança se encontra.

Jerônimo Figueroa de Albuquerque, 43, curtiu a manhã de domingo com o seu filho Rafael, 9, e ressaltou a importância do projeto. “Muitas pessoas vêm para a praia, consomem, e não tem uma responsabilidade em cuidar, deixam o lixo pra trás e não pensam no próximo. Quando eu sair daqui, outra pessoa vai querer usar a praia, ela não pode encontrar o resto do lixo que eu deixei, né? E nós já usamos a pulseira de identificação outra vez e é bem importante porque é muito fácil você se distrair e acabar perdendo o filho de vista. A pulseirinha vai fazer com que outra pessoa encontre e ligue pra gente ou mande uma mensagem. É bom para que a gente consiga ter uma segurança maior sobre ele”, disse.

O Praia Limpa é uma iniciativa da Globo em Pernambuco e tem o apoio da Prefeitura de Recife por meio do projeto Recife Limpa. “Durante esses 25 anos do Praia Limpa temos o lado da sustentabilidade e o lado social, com a relação com a associação de barraqueiros, que é muito importante. Fazemos esse trabalho educativo onde todos temos que fazer a nossa parte, os banhistas, a prefeitura e os barraqueiros. O conjunto faz com que a gente preserve a praia e incentive a educação ambiental”, disse Iuri Leite, Diretor de Negócios da Globo Norte e Nordeste.

LIMPEZA NA ORLA – O trabalho de limpeza da orla do Recife conta diariamente com uma equipe com cerca de 70 profissionais que cuidam das áreas de Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa, realizando os serviços de varrição, fiscalização e limpeza, tanto no calçadão quanto na faixa de areia. Além disso, os trabalhadores contam com o apoio de três caminhões para a coleta do lixo. Aos finais de semana, o efetivo chega a 100 trabalhadores.

A coleta regular, que remove o lixo recolhido pelos garis e também o produzido pelos quiosques, ocorre duas vezes por dia. Já a varrição é realizada três vezes por dia. Quando anoitece e o movimento de pessoas na faixa de areia diminui, entram em cena os equipamentos responsáveis por remover os detritos localizados nesta área. As máquinas têm a capacidade de remover resíduos que estejam até 20 centímetros de profundidade.

A área da orla conta com 154 lixeiras, distribuídas por toda a extensão da avenida e mais 65 contenedores com capacidade para 240 litros, dispostos entre os quiosques. Em época normal, por dia, as equipes de limpeza da Prefeitura retiram uma média de 10 mil toneladas de resíduos, o que equivale a quase 600 sacos de cem litros. Aos finais de semana, esse número chega a 24 mil toneladas, somando o sábado e o domingo, correspondendo a 1.724 sacos de cem litros.

Fotos: Hélia Scheppa/Prefeitura do Recife

*Via Assessoria