Prefeitura do Recife vai contratar mais 200 profissionais para a Rede Municipal de Ensino

Novos auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) vão dar apoio dentro das creches, oferecendo um maior suporte aos estudantes

O Prefeito João Campos anunciou nesta terça-feira (30) a autorização para a contratação de mais 200 novos profissionais para a Rede Municipal de Educação da cidade. Os novos  Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs) terão a função de oferecer suporte nas creches, contribuindo para o desenvolvimento dos pequenos estudantes. Atualmente, a Rede Municipal de Ensino do Recife conta com aproximadamente 500 profissionais, sendo que no último sábado (26) foram convocados mais 109. Com essa nova contratação, a rede municipal passará a ter cerca de 800 Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs).

“A gente anuncia hoje a contratação de 200 novos Auxiliares do Desenvolvimento Infantil, que vão trabalhar nas nossas novas creches. Para vocês terem uma ideia, só em fevereiro a gente vai inaugurar quatro novas creches na cidade para cumprir com aquela meta de dobrar um número de vagas de creches em quatro anos. São mais 200 novos profissionais para trabalhar na nossa rede. A educação se faz com muita coisa, mas, principalmente, com aluno em sala de aula, uma boa estrutura educacional e trabalhadores da educação preparados, animados e dispostos a fazer o que há de mais nobre em uma sociedade, que é ensinar”, destacou o Prefeito João Campos.

A Prefeitura tem como compromisso prioritário expandir a educação na cidade, assumindo a responsabilidade de eliminar o déficit de vagas em creches. Até o final deste ano, a meta é criar 6,5 mil novas vagas, dobrando a oferta atual. Apenas nos últimos dois anos, a Rede Municipal de Ensino do Recife registrou um aumento de aproximadamente 90% no número de vagas em creches, passando de 6.439 no início da gestão, no final de 2020, para 12.160 vagas previstas para o ano letivo de 2024. Para isso, foram realizadas diversas ações, incluindo a construção de novas creches, a ampliação de unidades existentes e parcerias com instituições sem fins lucrativos.

A contratação de ADIs faz parte do Programa Infância na Creche, que está investindo cerca de R$ 150 milhões ao longo de quatro anos. O programa tem como objetivo expandir a infraestrutura própria, construir novas unidades, ampliar as existentes e estabelecer parcerias com instituições sem fins lucrativos. Essas ações visam fortalecer a Educação Infantil e dobrar a oferta de vagas em creches na cidade até 2024.

*Via Assessoria