Poeta Bio Caboclo, ícone da cultura popular pernambucana, será imortalizado em praça pública

Mestre da tradição do coco de roda, ciranda e maracatu rural, vai ganhar busto em praça pública, além de ser homenageado do carnaval em três cidades pernambucanas, em 2024

O poeta Bio Caboclo, ícone da cultura popular pernambucana, que teve suas raízes fincadas no maracatu rural, ciranda, mestre em viola e, principalmente no coco de roda, será homenageado neste sábado (27). O artista, falecido em 2022, em decorrência de problemas de saúde, vai ganhar um busto em sua homenagem. O monumento, que imortaliza a memória  e o legado do mestre, vai ser inaugurado na Praça Zé Caboclo, construída na Comunidade Nova Itaenga, espaço inclusive, que leva o nome do pai dele. A festa, programada para acontecer  às 19h, com acesso gratuito do público, vai contar com a presença de familiares, amigos, autoridades e demais representantes da cultura do Estado.

Durante a solenidade, o Grupo Cultural Caboclo, idealizado pelo Poeta Bio Caboclo, e atualmente, composto pelos seus filhos, netos, genros e nora, farão uma apresentação especial. “Passados quase dois anos de sua partida, Mestre Bio Caboclo sempre continuará vivo em cada um de nós. É impossível não se emocionar diante deste reconhecimento público que está sendo feito em memória dele “, diz o artista e produtor cultural, Josivaldo Caboclo, um dos integrantes do grupo.

O monumento, que homenageia os mais de 45 anos do Mestre Bio Caboclo à cultura de Lagoa de Itaenga, foi confeccionado à mão, em tamanho de 120x60cm, pelo artista plástico e escultor, Nielson Tavares, da cidade de Tracunhaém. Já a pintura, que faz o arremate final à obra, é da artista visual, Valéria XXXX, da cidade de Lagoa do Carro. O descerramento da placa contará, ainda, com as presenças dos violeiros: Edvaldo Zuzu e Djalma Faustino. Também animam o evento os emboladores de coco: Papa Capim e Paturi.

A inauguração do busto é uma realização da Prefeitura de Lagoa de Itaenga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com a Câmara Municipal dos Vereadores da cidade.

Homenagens – Além do busto, o Mestre Bio Caboclo será homenageado do Carnaval de três cidades pernambucanas: Lagoa do Carro, Buenos Aires e

Sobre o Poeta Bio Caboclo – Era uma referência no segmento do Coco de Roda em Pernambuco e região. Por meio de seu trabalho com a cultura local, conseguiu que o Governo do Estado, juntamente com a Assembléia Legislativa do  Estado, reconhecesse a cidade de Lagoa de Itaenga como a Capital Estadual do Coco de Roda. O Ato, publicado em 13 de outubro de 2014, pela LEI 15.389, este ano, comemora 10 anos. O mestre também foi pioneiro em idealizar a maior roda de coco de roda do Brasil. Em 2022, chegou a ocupar, pela primeira vez, uma vaga na Câmara Municipal como vereador do MDB.

Fotos em anexo

Serviço

O quê: Poeta Bio Caboclo, ícone da cultura popular pernambucana, é imortalizado em praça pública

Quando: Sábado, dia 27 de janeiro

Onde: Praça Zé Caboclo, construída na Comunidade Nova Itaenga, cidade de Lagoa de Itaenga, Zona da Mata Norte.

*Via Assessoria