Novas áreas para quem quer migrar ou ingressar no mundo da tecnologia

Unit-PE realizará quarta (24) e quinta (25) minicursos práticos e gratuitos sobre linguagem de programação, desenvolvimento de software e boas práticas do design e usabilidade digital

No mundo real, e virtual, onde a experiência do usuário é um diferencial competitivo no mercado, profissionais da área de tecnologia correm para se especializar e buscar novas soluções para atender os diversos segmentos corporativos. A estratégia de quem atua na área ou deseja ingressar envolve desde o conhecimento e habilidade com linguagens de programação e desenvolvimento de software a boas práticas do design e usabilidade digital. Afinal, nos dias atuais, a vida, os negócios, trabalho, lazer e relações sociais de muita gente passam por telas ou na palma da mão pelo celular, não é verdade?

Os números confirmam o quanto o setor de tecnologia avança e proporciona oportunidades para milhares de pessoas. Segundo a Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), até o ano de 2025, estima-se que haverá quase 800 mil postos de trabalho no setor, no país. A busca por profissionais mais qualificados é tanta que falta gente para ocupar as vagas disponíveis.

Soluções digitais

Conforme o Designer, Mestre em Design na linha de Planejamento e Contextualização de Artefatos e Professor do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Unit-PE, Huilton Chaves, a melhor maneira de construir soluções digitais a um artefato, é construir um alicerce forte em seu desenvolvimento, dando um propósito real a ele, identificando os problemas reais e as experiências dos possíveis grupos de consumo.

Lógica de Programação

Para André Xavier, a lógica de programação é a base essencial para qualquer desenvolvedor, sendo o alicerce que sustenta a capacidade de criar algoritmos e resolver problemas computacionais. Segundo ele, Python é uma das linguagens de programação e é considerada acessível, principalmente para iniciantes. “Ter conhecimentos em lógica de programação com Python pode abrir portas para oportunidades de emprego, estágios e projetos relacionados à programação”, ressalta.

Minicursos

Quem quer enveredar por esse universo pode participar de minicursos práticos e gratuitos que serão realizados, quarta (24) e quinta (25), no Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), na Imbiribeira e ao lado do Geraldão. Na próxima quarta-feira (24), o Designer, Mestre em Design na linha de Planejamento e Contextualização de Artefatos e Professor do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Unit-PE, Huilton Chaves, vai ministrar o minicurso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas sobre Fundamentos de Design e Prototipação via Figma. Será das 9h às 12h, no Laboratório de Informática.

No encontro, será possível compreender como criar um protótipo minimamente viável, com base no conhecimento da Interação Humano Computador (IHC), nas boas práticas do design e usabilidade e da ergonomia informacional.

Já na quinta-feira (25), o cientista de dados e doutorando em Engenharia da Computação, Economista e Professor do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Unit-PE, André Xavier, ministrará um minicurso de Ciência da Computação, quinta-feira (25), sobre Lógica de Programação com Python para Iniciantes.  É voltado a pessoas que não possuem experiência prévia em programação. Será das 9h às 11h, no Laboratório de Informática, da instituição de ensino.

Inscrições

As inscrições para os dois minicursos são gratuitas, limitadas e já estão abertas e podem ser feitas, acessando o link: https://hs.unit.br/masterclass-unit-pe-2024

Masterclass

Os minicursos sobre Fundamentos de Design e Prototipação via Figma e de Lógica de Programação com Python para Iniciantes fazem parte do Masterclass, projeto de formação continuada de Unit-PE, que ofertará, na próxima semana, cursos rápidos, práticos e gratuitos em várias áreas, com especialistas. A iniciativa envolve temas das áreas de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia, além de mentorias de Carreiras.

*Via Assessoria