Notas de corte já estão disponíveis no Sisu

Orientação é que estudantes entrem todos os dias no sistema para ver atualizações que foram feitas e, se for preciso, mudar as opções escolhidas de cursos e universidades

A nota de corte parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já pode ser acessada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A partir de agora, os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem realizar a consulta, pela escolha do curso, e ter a nota de corte como referência para seguir acompanhando seu processo de inscrição no Sisu. Vale lembrar que as inscrições para as universidades públicas permanecem abertas no Sisu até 23h59 desta quinta-feira (dia 25).

Agora que o sistema já conta com a nota de corte, mostrando as chances de cada estudante, todos devem ficar atentos, pois o Sisu atualiza as notas diariamente à meia-noite. “No dia 22 de janeiro, que foi o primeiro dia do processo de inscrição para as vagas, o aluno já podia escolher até dois cursos em universidades diferentes e em áreas diferentes. A partir de agora, com a nota de corte, o estudante já vai saber se a nota dele vai ser suficiente para ele entrar naqueles dois cursos e nas universidades que ele optou”, diz o coordenador acadêmico do Ensino Médio do Colégio CBV, Eduardo Viana.

A nota de corte é a pontuação do último estudante classificado dentro das vagas disponíveis em cada curso. Ou seja, além de já conferir a nota de corte, o estudante também pode mudar suas preferências de curso e de universidade, caso veja que a nota de corte retirou as possibilidades de suas primeiras escolhas. “Se o estudante tiver outra opção de interesse de curso e ver que consegue entrar na universidade ou em outra com a nota que ele tirou, a partir do segundo dia ele já pode fazer essa movimentação”, complementa Viana.

Outra dica é não relaxar no monitoramento diário do Sisu. Durante os dias que o sistema está aberto, é importante que o estudante entre uma vez ao dia (seja de manhã, de tarde ou de noite) para ver como está sua posição para a entrada do curso e da universidade escolhida e fazer, se necessário, as mudanças nas suas escolhas. “Mesmo que o estudante esteja num dia dentro da nota de corte, é importante ele acompanhar todos os dias, pois até o sistema fechar, essa posição da nota dele pode mudar, já que o sistema atualiza as notas de corte todos os dias à meia-noite. Não precisa ficar olhando o dia inteiro, mas é necessário olhar uma vez ao dia”, salienta Eduardo Viana.

No último dia do processo, o estudante tem a última oportunidade de alterar suas duas preferências de cursos e universidades. “Quando este dia chegar ao fim, o sistema fechará. A partir daí, o Sisu dá um prazo médio de seis dias para divulgar o resultado final”, enfatiza o coordenador acadêmico do Ensino Médio do Colégio CBV. O resultado está previsto para sair no dia 30 deste mês. A partir daí, os estudantes que não conseguiram entrar no curso que tentaram devem ir atrás das listas de espera, que servem para preencher as vagas remanescentes. Na edição deste ano, o Sisu está ofertando 264 mil vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior.

CRÉDITO DA FOTO: DIVULGAÇÃO

*Via Assessoria