Como se organizar financeiramente para o novo ano

Especialista dá dicas de como se organizar para pagar as contas extras do começo do ano e fazer um bom planejamento financeiro para 2024

O novo ano normalmente vem acompanhado de novas metas, mas, também, dos boletos de sempre. Enquanto para uns a virada do ano é um momento de renovação, para outros, é tempo de surpresas desagradáveis por conta da falta de planejamento financeiro. Isso porque, logo nos primeiros meses, os brasileiros precisam encarar gastos inevitáveis do período – IPVA, IPTU, matrícula e material escolar dos filhos, por exemplo. A lista é grande e se não houver um planejamento, estes gastos podem comprometer a renda do ano inteiro.

Um cenário que pode ser potencializado com os gastos extras do período que se aproxima. A economista e docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Lytiene Rodrigues explica a importância de se fazer uma lista de gastos com o orçamento familiar.

“Faça uma lista de compras e outra lista de gastos realizados. Avalie a cada semana o que gastou, onde, se o pagamento foi feito a vista, ou no cartão de crédito, para despesas futuras. Tudo precisa estar descrito na lista de gastos, até um cafezinho. Um controle rigoroso dos gastos neste final de ano é fundamental para saúde financeira em 2024.  É importante já de agora, antes de começar a gastar para as festas de fim de ano, fazer uma relação da previsão dessas despesas, baseando-se nos valores que foram pagos em 2023 mais 5% de acréscimo. E, deixar dentro do possível, uma boa parte do 13º, a segunda parcela, para pagamento desses gastos previstos”.

A especialista também alerta sobre as férias. “Em janeiro, uma despesa que nem sempre é muito controlada pelos consumidores é com as férias.  É preciso estimar as despesas antes de decidir como você vai curtir as férias, principalmente, quem tem filhos. Fazer uma programação, incluindo locais públicos, opções com menor preço é uma alternativa. É importante prever também as despesas com deslocamento, lanches, refeições e presentes. Se for viajar, tenha uma estimativa de gastos com restaurantes, ingressos a locais de visitação já orçados. Fazer um orçamento previamente é muito importante. E, não esquecer de previsionar esses gastos junto àqueles já mencionados, que chegam todo mês de janeiro, IPTU, IPVA, matrícula, fardamento”.

Mas e o restante do ano? No Brasil ainda se fala pouco em educação financeira nos lares e nas escolas, por isso confira algumas dicas que podem ajudar a organizar as contas durante 2024:

  • Faça um registro claro e organizado do que está comprometendo sua renda mensal e monte um orçamento familiar com as entradas e saídas – mas só anotar não é suficiente! É preciso entender o que compromete a maior parcela da sua renda, do que são compostos esses gastos, analisar como pode minimizar esses gastos e ser mais eficiente na alocação dos recursos/ renda. Estudar sobre finanças pessoais
  • Não gastar mais do que ganha e evitar gastos desnecessários
  • Estabelecer metas para investimentos – começar com pouco. É possível investir com valores mínimos: ex: R$ 5,00, R$10,00 e $ 100,00 por mês.
  • Procurar uma fonte alternativa de renda
  • Cuidado com as dívidas (e com os empréstimos), juros abusivos e valores embutidos para pagar. Todos têm dívidas, mas o pagamento dos compromissos assumidos com as dívidas não pode ser superiores ao retorno/ganho.

Ter objetivo e meta de vida realizável e focar nele. Pensar ao longo prazo e ter cuidado com o consumismo e compra por impulso. Economizar, pois quem não sabe gerir $ 1.000 mensais, não vai saber gerir $ 100.000,00 mensais

  • Ter em mente que reserva de emergência é essencial para situações diversas que pode acontecer com qualquer pessoa.

*Via Assessoria