Adaptação das crianças à rotina escolar após o período de férias

Com o início do ano letivo, o Colégio Motivo em Pernambuco está preparado para receber de volta os alunos com toda a segurança, carinho e cuidado necessários para uma readaptação tranquila após o período de recesso. Esse momento pode gerar ansiedade tanto nos pais quanto nas crianças, por isso, é importante tomar algumas medidas, alguns dias antes da volta às aulas, para que a readaptação à rotina escolar seja mais fácil.
De acordo com a pedagoga e coordenadora do segmento infantil, Lílian Brito, é importante que alguns dias antes os pais retomem os horários de quando a criança está na escola: “Dormir cedo, e acordar no horário ajuda a retomar os hábitos do período letivo. Assim, quando a criança voltar aos estudos, será mais fácil ela se manter concentrada e atenta aos novos conteúdos”.

É importante que nesse período algumas atividades lúdicas sejam introduzidas na rotina diária. Jogos com desafios lógicos, com enigmas e interpretação, podem ajudar a criança a voltar à rotina de estudos, ainda se divertindo e no clima de férias. “A transição é muito mais tranquila quando o aluno aprende brincando. Para estimular a criança, podem ser usados quebra-cabeça, jogos da memória e pintura e desenho, assim ela vai se divertir e reativar a memória afetiva da escola em casa”. Explica a coordenadora.
Além dos horários, a alimentação das crianças precisa voltar à normalidade, com o horário do café da manhã, lanche e do almoço bem estabelecidos, dessa forma, no momento da aula a criança não terá fome e conseguirá manter o foco nas atividades.

As aulas do primeiro semestre na rede particular de ensino em Pernambuco serão retomadas na terça-feira, 30 de janeiro. Para receber os alunos, a rede de colégios Motivo irá realizar ações de acolhimento nas unidades de Boa Viagem, Casa Forte, Caruaru e Petrolina.

*Via Assessoria