Em parceria com a CUFA, produção da Agência Prensa e com transmissão da Rede Globo Nordeste, o evento promete revolucionar a forma como vemos e vivenciamos os emblemáticos morros recifenses_
Em um movimento ambicioso de promover mais do que apenas esporte, Recife se prepara para uma corrida de rua que se propõe a ser um marco de integração e valorização cultural. Agendada para 25 de novembro, a 1ª Corrida dos Morros do Recife visa conectar morros e outras regiões da cidade, celebrando a cultura local, impulsionando a economia e, sobretudo, combatendo desigualdades. Realizada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Esportes (SESP), em parceria com a Central Única das Favelas (CUFA) e produção da Agência Prensa, o evento contará com transmissão ao vivo pela Rede Globo Nordeste. O lançamento aconteceu na tarde desta terça-feira (03) na sede da emissora.
O prefeito João Campos enfatizou a importância do projeto: “70% do território da cidade é composto por áreas de morro, e 500 mil habitantes de nossa cidade vivem nesses locais. Quantos eventos esportivos oficiais vocês viram ocorrer nessas áreas de morro? Precisamos garantir o acesso ao esporte e lutar pela equidade. Queremos que mais recifenses reconheçam e valorizem os morros. E, sem dúvidas, o esporte é uma ferramenta poderosa para essa integração”.
“É extremamente importante ressaltar que, embora Recife esteja no calendário de diversas corridas e maratonas, esta edição é realmente especial. Estamos falando da “Corrida dos Morros”. É um evento valioso não apenas pela experiência única, mas também por fomentar e movimentar a economia dos bairros que se localizam nos morros incluídos no percurso da corrida”, disse o secretário de Esporte do Recife, Rodrigo Coutinho.
O percurso desafiador terá início e término no Morro da Conceição, passando pelo Alto da Foice, Alto José Bonifácio, Córrego do Ouro e Córrego do Euclides. Mesmo com distâncias de 2km e 5km, os corredores enfrentarão subidas e descidas intensas, adicionando complexidade à competição. Espera-se a adesão de 1000 corredores. Em um aceno inclusivo, haverá largada exclusiva para PCD e portadores de TEA, com benefício de inscrição, organizadas pelo Instituto do Autismo.
A corrida, no entanto, não será o único destaque. Atrações culturais locais marcarão presença, com a CUFA de Pernambuco coordenando apresentações de associações e comunidades, fortalecendo diálogos e fomentando oportunidades. Além do caráter esportivo e cultural, o evento tem uma pegada social marcante. Diretrizes do projeto incluem a contratação de profissionais das comunidades envolvidas, doação de tênis e alimentos na retirada dos kits e oferta de 45 cortesias para membros das comunidades. Todas essas ações serão supervisionadas pela CUFA, organização responsável pelo viés social da iniciativa.
“Os morros da cidade passarão a ser vistos como pontos turísticos. Ao aliar a corrida e o esporte com essa bela paisagem natural, estaremos impulsionando a economia local. Além disso, haverá a distribuição de alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e doação de tênis para aqueles que desejam ingressar na prática esportiva. E ainda, aqueles que já praticam corrida terão a chance de conquistar bolsas e participar da ‘Corrida dos Morros”, pontuou a presidente da CUFA de Pernambuco, Altamiza Melo.
João Paulo Gomes, coordenador do projeto, destacou a novidade da transmissão: “Estamos acostumados com a São Silvestre e a Volta da Pampulha, mas agora o Recife terá seu momento ao vivo na TV, mostrando histórias inspiradoras e a cultura vibrante da região. Além disso, nossa música terá espaço, e o programa de uma hora será integralmente dedicado ao evento”, finalizou.
*Foto: Vitor Motta/Agência Prensa*
*Via Assessoria