Comemorando sua vigésima sexta edição, o Baile Perfumado do Pátio do Terço estará de volta à ativa, após 2 anos de paralisação devido a pandemia de COVID-19. A tradicional festa acontecerá no dia 09 de fevereiro, às 19h, na Rua Vidal de Negreiros até a Rua de São João no bairro de São José. O homenageado da vez será o Movimento Negro Unificado (MNU). O baile contará também com atrações exclusivas como as bandas Los Cubanos, Claudia Lauterer e a orquestra Batutas.
O Baile Perfumado foi criado e idealizado por Edvaldo Ramos e surgiu a partir da morte da carnavalesca Maria de Lourdes da Silva, conhecida como Badia. No período carnavalesco, muitas pessoas vinham ao Pátio do Terço reverenciar as tias de Badia, africanas legítimas, com apresentações de Maracatu, criando o Baile das Coroas. Em 1987, Badia, que foi madrinha de mais de 60 agremiações, resolveu oficializar a festa, ampliando o evento para outros ritmos.
No local da festa será realizado desfiles de clubes de frevos, blocos líricos, grupos de samba, maracatus, afoxés como também a exibição de porta-estandartes e passistas. Na luta pela preservação da cultura carnavalesca do Recife, com o propósito de manter viva a lembrança dos antigos carnavais recifenses, esta festividade já faz parte do calendário turístico da cidade. E a melhor parte, é totalmente gratuito, permitindo assim o acesso e a diversão de todos.
*Via Assessoria