9ª edição do Recifest inicia apresentação gratuita de filmes LGBTQIA+ em comunidades

Começou nesta quarta-feira (21) as atividades presenciais e online da 9ª edição do Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero, considerado pela critica e pelo público como um dos mais importantes do segmento LGBTQIA+ do Brasil. Nesta fase, que segue até o dia 7 de outubro, o festival promove a exibição gratuita de curtas-metragens em comunidades, escolas públicas, penitenciárias e espaços sociais localizados no Recife, em Bezerros e em Itamaracá, com mostras seguidas de debates. A ideia é ampliar o acesso do grande público a obras audiovisuais e a temas socialmente relevantes, como diversidade, respeito, inclusão e muito mais.

A programação começa com a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, que nesta quarta (21) recebe a sessão “Os Amores Delas”, com a exibição das obras “Entreaberta”, “O Fundo dos Nossos Corações” e “Uma paciência selvagem me trouxe até aqui”.

Na quinta-feira (22), o Recifest aporta no Compaz Escritor Ariano Suassuna, das 19h às 20h, para a mostra “Não existe amor ‘gay’ ou ‘hétero’. Existe apenas ‘amor’”, seguida de debate. Na sessão, para maiores de 14 anos, filmes como “Quebra Panela”, “O Fundo dos Nossos Corações”, “Crescer Onde Nasce o Sol” e “Adão, Eva e o Fruto Proibido”. A mostra será repetida na sexta-feira (23), também das 19h às 20h, porém no Compaz Dom Hélder Câmara.

Já na segunda-feira (26), das 9h às 11h, o Recifest leva a mostra “Não existe amor ‘gay’ ou ‘hétero’. Existe apenas ‘amor’” para a Escola Rotary Alto do Pascoal, localizada no bairro de Água Fria.  Ainda no colégio, das 14h às 17h, o festival promove a masterclass “Cinema e Educação”, ministrada por Manu Dias e Mauro Lira para professores da rede pública de ensino e para estudantes maiores de 16 anos, em uma parceria com SEDUC-PE.

A programação completa junto aos espaços e equipamentos sociais pode ser conferida em: www.recifest.com.br/programacao/.

Oficinas

Simultaneamente às mostras, duas das oficinas gratuitas promovidas pelo Recifest também entram em ação em setembro. Uma dela é o workshop Drag Queen Curso, que segue até esta quinta-feira (22), em formato virtual, sob o comando de Zé Carlos Gomes, ator e palhaço, que dá vida à sua persona drag, Sheyla Müller. No curso, os participantes aprenderão sobre história da arte drag queen, os processos criativos para elaboração de performances, maquiagem e o processo de descoberta da máscara drag, caracterização completa e muito mais.

A segunda oficina iniciada é a Autobiografias do Presente, ministrada, de forma presencial, por Márcio Andrade, Wagner Montenegro, Danielle Valentim e Filipe Marcena, até esta sexta-feira (23), das 9h às 12h, na sede da ONG Gestos. O curso é voltado para a produção de filmes autobiográficos.

Mostras competitivas

Já as mostras competitivas da 9ª edição do Recifest serão realizadas entre os dias 03 e 07 de outubro, no Cineteatro do Parque e no Cinema da Fundação, de forma presencial, com a exibição de 23 curtas-metragens. Desses, 16 concorrem na categoria Melhor Filme Nacional e 7 disputam o título de Melhor Filme Pernambucano.

O Recifest é realizado pela Casa de Cinema de Olinda e Olinda Produções. O festival também conta com o incentivo do Funcultura PE.

*Via Assessoria