Músico e Compositor baiano estrela ‘Meu País Barraquinha’, campanha de Kuat, que estreou nesta terça-feira (31/05), e conecta as delícias e tradições culinárias de São João
Para celebrar a volta das festas juninas no calendário nacional de celebrações populares, Kuat escolheu Carlinhos Brown para retratar a riqueza cultural das festas de São João espalhadas pelo Brasil afora. Partindo de uma robusta campanha de marketing da marca, o cantor e compositor baiano vai dialogar, em seu Instagram, com criadores de conteúdo de todo o país ansiosos em mostrar “seus” pratos regionais e o que não pode faltar em cada uma das típicas barraquinhas, sempre presentes nas festas mais tradicionais do país. O resultado é uma conversa sobre as tradições, memórias afetivas, brincadeiras, comidas típicas que não faltam quando estamos na barraquinha de São João.
“Como amante da cultura brasileira, eu estou muito à vontade para embarcar nessa viagem de Kuat pelas particularidades deliciosas das festas de São João. O Brasil é um caldeirão de sabores, de ritmos, de cores. Esta campanha de Kuat traz este espírito e joga luz sobre a riqueza cultural que se soma em todo o país”, afirma Brown.
No filme, o cantor e apresentador conversa com cinco criadores de conteúdo de diferentes regiões, que contam para o público o que não pode faltar em sua barraquinha do São João. São eles Lúcio Sincero (@luciosincero), para representar as festividades do estado de Goiás; Helô Palacio (@helopalacio), o interior de São Paulo; Pamella Batista (@_pamellabatista), Minas Gerais; Wellington Lopees (@wellington.lopees), Pernambuco; por fim, Leuriscleia (@leurisclea), para o estado do Ceará. Os criadores de conteúdo irão mostrar que, com todas as diferenças características de cada região, elas se complementam e destacam a riqueza cultural das festas de São João por todo o país.
“Em 2021, com o novo posicionamento da marca, buscamos exaltar a pluralidade que existe dentro do Brasil. Durante o São João do ano passado, já havíamos reforçado a presença da marca Kuat nesse período tão importante da cultura brasileira e isso se exalta agora como a chegada das festas de São João. Desta vez, nosso insight nasceu das barraquinhas, que são um elemento comum nas festas e permitem que Kuat esteja conectada com a ocasião de consumo. Daí vem o nome: ‘Meu País Barraquinha’ para representar a riqueza e a pluralidade da culinária e da cultura de cada canto do Brasil”, afirma Pedro Abbondanza, Diretor de Marketing da Coca-Cola Brasil.
O filme com Brown, lançado nesta terça-feira, dia 31 de maio, foi criado em parceria com a agência Gana, agência de publicidade composta por um time 100% de pessoas pretas e de todas as regiões do país, com o objetivo de imprimir a real brasilidade em seus trabalhos. Na campanha “Meu País Barraquinha”, Kuat aposta em uma campanha 360 que vai do ponto de venda ao digital. A ação também irá contar com ativações cross media, a fim de reforçar a narrativa em cada lugar que será veiculada, como mídia exterior em diversas capitais, spots de rádio e merchan na TV Globo.
Meu País
Desde 2021, por meio do movimento Gostinho do Meu País, Kuat ganhou um posicionamento que celebra a pluralidade de cada região do Brasil, buscando destacar as festas e a boa comida das diferentes culturas regionais para se conectar com o público brasileiro. Além de receber uma nova embalagem, com ilustrações criadas pela artista Bel Andrade, a marca promoveu webséries e ações em diferentes regiões do país com especialistas em culinária regional e criadores de conteúdo digital. Dona Jacira, mãe do ex-BBB Gil do Vigor, que é pernambucano, e a Vó Maria, avó do rapper mineiro Djonga, participaram da websérie Meu País, Comida de Vó. O rapper e sua avó também estrelaram a campanha Meu País, Mineiridade. Além disso, Orlandinho e Sua Turma, que foram as estrelas para o São João de 2021.
“Buscamos trazer o máximo de regionalidade para as campanhas de Kuat, saindo do eixo
comercial e publicitário para chegar na verdade das pessoas do Brasil. Acreditamos no real impacto de um time que, dentro das suas diversidades, entrega um trabalho que conversa com o público e as regiões retratadas, independente de quem são e onde estão.”, comenta Rose Sousa, Gerente de Marcas e Negócios da Gana, agência que participa do time de criação de Kuat desde 2021.
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de 260 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, mais Verde Campo e a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 56,6 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
*Via Assessoria