COQUETEL MOLOTOV NO AGRESTE: FESTIVAL OFERECE OPORTUNIDADE A NOVOS TALENTOS LANÇANDO INCUBADORA MUSICAL

Com incentivo do Funcultura, o Coquetel Molotov, um dos principais festivais de música do Brasil, se transforma em uma incubadora musical, para auxiliar o trabalho de artistas emergentes do interior do estado. Intitulado como Incubadora Musical de Pernambuco, o projeto acontece de forma presencial, no Armazém da Criatividade e online, durante os meses de julho e agosto. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira (01/07), através do Link.

Um dos objetivos do projeto, que é completamente gratuito, é promover condições para que a música feita por novos artistas do interior possa ser ouvida da melhor maneira, oferecendo uma capacitação completa na área cultural.

Através de uma convocatória aberta a cantores e bandas do Agreste, Zona da Mata e Sertão pernambucano, o projeto vai contemplar 10 artistas e bandas diferentes que receberão uma capacitação ao longo dos meses. Os artistas e grupos selecionados terão encontros de mentoria com profissionais reconhecidos da área musical no país tais como Ana Morena (Do Sol), Marina Amano (Listo Music), Benke Ferraz (Boogarins) e Verônica Pessoa (Altafonte).

“Este é um projeto que além de dar visibilidade à cena autoral que atua no interior de Pernambuco também tem potencial para ser referência e inspiração para quem trabalha com eventos no estado e quer conhecer novos talentos”, avalia Jarmeson de Lima, co-organizador do projeto. A iniciativa quer também revelar talentos através de oportunidades de capacitação com agentes atuantes no mercado, além de oferecer novas técnicas para gravação.

As técnicas que serão empregadas nas oficinas funcionam tanto para novos artistas, quanto para músicos experientes. A ideia é dialogar com mais propriedade com produtores e engenheiros onde forem gravar, seja em estúdios ou até mesmo em casa. Temos inúmeros exemplos de artistas que se auto-produzem com sucesso hoje em dia, a tecnologia chegou para democratizar esse acesso e difundir ainda mais a produção artística. Será um processo muito gostoso e promissor“, afirma Benke Ferraz, um dos mentores do projeto.

O primeiro módulo do projeto tem início em julho e segue até a terceira semana de agosto com atividades presenciais e online. Ao final do período, os selecionados terão músicas que vão fazer parte de uma coletânea digital a ser lançada pelo projeto.

MENTORES

Ana Morena é produtora cultural, curadora e musicista. Sócia e idealizadora do DoSol Combo Cultural, que em 2022 completou 21 anos e envolve selo, estúdio, produtora de vídeo e festivais, é  fundadora do Camarones Orquestra Guitarrística, banda com mais de 13 anos de estrada, 7 discos lançados e várias turnês pela Europa, Sulamérica, EUA e Brasil. Também participa de outros projetos musicais como o Fortunato e os Jovens de Ontem e Aiyra. Em 2021, foi eleita presidenta da Abrafin – Associação Brasileira de Festivais Independentes, entidade criada em 2005 e que reúne mais de 115 festivais de música de todo o Brasil.

Benke Ferraz é guitarrista, produtor musical e integrante da banda Boogarins (GO). No CoquetelMolotov.EXE, ministrou uma oficina mostrando como é possível realizar gravações a baixo custo com equipamentos de áudio comuns. Esta forma de criação e gravação, que já foi chamado de “Música de quarto”, inspirado pela gravação do primeiro disco da banda, consiste em utilizar equipamentos e ferramentas limitadas durante a produção em resultados que já foram realizados com sucesso com turmas de músicos diferentes, no Brasil e em Portugal.

Marina Amano é fundadora da Listo Music, agência de marketing digital especializada em estratégias de lançamento musical, comunicação para eventos e conteúdo e que tem no casting artistas como RashidTuyoBK’Arnaldo Antunes, entre outros. Tem sólida experiência em gestão de carreira, planejamento estratégico e gestão de redes sociais. Além disso, Marina é empresária de Tuyo, Billy Saga e Felipe Flip.

Veronica Pessoa é Head of Label & Operations na Altafonte, distribuidora digital de música, e trabalha prospectando música brasileira no ambiente digital. Pesquisa modelos de negócio no âmbito da cultura e dá mentorias com foco no desenvolvimento de carreira para artistas. É jornalista, tem Mestrado em Comunicação e Cultura pela USP e é mediadora cultural formada pelo Conservatoire National de Arts et Métiers, em Paris (FR). Apresentou o programa de rádio Cenas do Mundo, que levava artistas de diversos países para a Frei Caneca FM em Recife/PE. Foi empresária dos artistas Marcelo JeneciO TernoAna Cañas e Filipe Catto e entre outros, trabalhou com artistas como Chico César e Arnaldo Antunes. Verônica também foi uma das responsáveis pelo nascimento da Aceleradora Natura Musical, que trabalhou com os projetos patrocinados pela marca.

Incubadora Musical de Pernambuco

Seleção de artistas e bandas autorais do interior do estado

Inscrições até sexta-feira (01 de julho)

Através do link: https://coquetelmolotov.com.br/novo/incubadora 

Formulário de Inscrição: https://forms.gle/X6mAWxHvh5Z27Eui9 

Incentivo: Funcultura – Governo de Pernambuco

Parceria: Armazém da Criatividade – Caruaru

Instagram: @noarcm | Facebook: /noarcm | Twitter: /noarcm

*Via Assessoria