Mulheres Empreendedoras, da ONG Junior Achievement Pernambuco, incentiva jovens a empreenderem

A primeira edição do programa do estado, realizado pela instituição sem fins lucrativos, está sendo desenvolvido com mulheres de Vitória de Santo Antão

A Junior Achievement Pernambuco (JA Pernambuco), instituição sem fins lucrativos que atua na educação empreendedora, realiza a primeira edição do programa Mulheres Empreendedoras, no estado. A primeira turma está sendo desenvolvida com 50 participantes, de Vitória de Santo Antão, cidade da Mata Centro. As participantes são jovens, entre 19 e 25 (média), que concluíram o ensino médio em escola pública e com renda familiar de até dois salários mínimos.

O programa Mulheres Empreendedoras traz uma aprendizagem prática, com o foco em mulheres que possuem um negócio ou desejam abrir um. Durante cinco encontros, a proposta é despertar a capacidade empreendedora das mulheres e de suas comunidades, inspirar criatividade de negócios através de uma formação, estimulando a autoestima das participantes, senso de pertencimento e compromisso em desenvolver as suas habilidades empreendedoras.

Segunda a gerente executiva da JA Pernambuco, Olga Lucena, o programa é um pontapé para o negócio delas. “Mulheres Empreendedoras traz um norte para a mulher se inspirar a abrir e manter seu próprio negócio e também ajudar no combate a desigualdade financeira do país. Isso porque, de acordo com dados do IBGE, as mulheres empreendedoras têm nível de escolaridade 16% superior ao dos homens. Porém, 22% ganham menos que eles”, comenta.

Na primeira turma do programa Mulheres Empreendedoras, a maioria é formada por mulheres que já empreenderem em diversas áreas, como na de serviços, moda, beleza, culinária, artesanato e negócios digitais. Assim, durante os encontros, são trabalhados conceitos de comunicação e vendas, ferramentas para estruturação do negócio e trabalho em equipe, entre outros, para que a participante possa ampliar sua visão de negócio. Além disso, a ideia do programa é estimular o empreendedorismo local, nas suas próprias cidades.

O Mulheres Empreendedoras conta com incentivo do IBRF, parceria da Prefeitura da Cidade de Vitória do Santo Antão e do Grupo Mulheres do Brasil (Recife). Para mais informações sobre esse e outros programas desenvolvidos pela ONG Junior Achievement Pernambuco, o contato é através do telefone (81) 3421.2277  ou e-mail jape@jape.org.br.

SOBRE A ONG JUNIOR ACHIEVEMENT – Com mais de 100 anos de atuação, Junior Achievement é uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos. O objetivo é levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da associação estende-se a mais de 120 países. Recentemente, foi eleita a sétima melhor ONG do mundo, segundo ranking do NSO Advisor. No Brasil, a Junior Achievement atua, desde 1983, nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram 3 milhões de crianças e jovens brasileiros. Em Pernambuco, atua desde 2003.

O objetivo é oferecer educação econômica-prática e experiências no sistema de livre iniciativa, através da parceria entre escolas públicas de ensino fundamental e médio e voluntários da classe empresarial que dedicam parte de seu tempo ensinando e compartilhando suas experiências com os alunos. Através de metodologia própria, a organização pretende que os jovens despertem o espírito empreendedor e obtenham uma visão clara do mundo dos negócios, facilitando, assim, o acesso ao mercado de trabalho e estimulando seu desenvolvimento pessoal.

SERVIÇO JA PERNAMBUCO
Endereço: Rua da Guia, 142, sala 307/05, Empresarial ITBC, Recife Antigo, Recife. Telefone: (81) 3421.2277
E-mail: jape@jape.org.br
Site: https://www.jabrasil.org.br/pe
Redes sociais: https://www.instagram.com/japernambuco/
https://www.facebook.com/ONGJAPE/

*Via Assessoria