RioMar Recife é o primeiro shopping do Nordeste a receber coletor para a reciclagem de eletroeletrônicos e pilhas

A Green Eletron gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas e o Riomar Recife acabam de concluir a instalação de um coletor com capacidade de armazenar 200 kg destes materiais. Esse é o primeiro shopping na região Nordeste a se tornar um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduos eletrônicos. A parceria é parte do plano de expansão do programa de coleta e reciclagem de eletroeletrônicos da entidade gestora.
De acordo com relatório desenvolvido pela Universidade das Nações Unidas, só o Brasil descartou, em 2019, mais de 2 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, sendo que menos de 3% foram reciclados. No país,16% descartam com certa frequência algum eletroeletrônico no lixo comum.
“Shoppings são localizações estratégicas para a instalação de coletores e vemos que estão sempre entre os pontos que mais recebem descartes. Agradecemos a confiança e colaboração do RioMar Recife”, comenta Ademir Brescasin, gerente executivo da Green Eletron.
Segundo a gerente de Marketing do RioMar Recife, Denielly  Halinski, “Essas ativações contribuem para o conjunto de iniciativas sustentáveis do RioMar Recife, que desde sua concepção, há mais de10 anos, proporciona o descarte seguro e responsável dos resíduos. Parcerias como estas estimulam a consciência ambiental e a prática acessível junto ao público visitante”.
Reciclagem de REEE 
O lixo eletrônico, REEE ou e-lixo, é um dos desafios da gestão de resíduos em todo o planeta, já que o número de dispositivos desse tipo cresce a cada ano. Além de sobrecarregar os nossos aterros sanitários, os componentes químicos são prejudiciais ao meio ambiente caso descartados e manuseados de forma incorreta, com potencial de contaminação do solo e de cursos d’água. Também representam um grande desperdício, já que, quando reciclados, eles podem ser convertidos em matéria-prima para diferentes indústrias. Como sabemos, insumos são recursos limitados na natureza e o descarte correto permite o seu reaproveitamento e a diminuição das emissões de CO2.
Para dar visibilidade ao assunto e mostrar à população a importância da reciclagem destes materiais, a Green Eletron lançou o movimento ‘Eletrônico Não é Lixo’. No site Não É Lixo, ou no @eletroniconaoelixo nas redes sociais, é possível ter acesso a
informações e dados sobre a geração destes resíduos e também baixar o e-book que contém um guia completo sobre a reciclagem do lixo eletrônico, como é popularmente chamado.
Sobre a Green Eletron
 
A Green Eletron é uma entidade gestora para a logística reversa de produtos eletroeletrônicos e pilhas. A organização sem fins econômicos ou lucrativos, fundada em 2016 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), atende à demanda crescente das empresas, governo e sociedade, pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos em seu fim de vida e cumprimento da Lei 12.305/2010 PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Serviço:
Localização : No estacionamento do Piso Térreo, próximo à portaria dos Correios;
Horário de funcionamento: das 10:00 às 22h seg à sab

12:00 às 21h domingos e feriados

*Via Assessoria