Galeria Esquina 586 inaugura em Casa Forte

Novo espaço recebe mix de lojas e escritórios

A Galeria Esquina 586, que fica na Praça de Casa Forte, será inaugurada, com coquetel apenas para convidados, na quarta-feira, dia 23 de fevereiro, a partir das 17h. O evento é ao ar livre e cumpre com todas as medidas sanitárias decretadas pelo Governo de Pernambuco. O espaço possui quatro lojas e quatro escritórios, além de jardim, deck, estacionamento e rooftop.

O engenheiro civil e idealizador da galeria, Alberto Magno, conta que morou com a família, durante mais de 30 anos, na casa de número 586, no coração do bairro mais bucólico da Zona Norte. Pedro Maia, filho de Alberto, e sócio no empreendimento, diz que guarda lembranças familiares e inúmeras memórias afetivas do local. “Meu pai recebeu várias propostas de venda, que, provavelmente terminariam descaracterizando ou demolindo o imóvel”, diz. Por isso, em 2021, Alberto decidiu dar um novo sentido à moradia e resolveu transformá-la em um espaço coletivo e diverso, em que se pode tomar um café sem pressa, escolher uma roupa nova, comprar frutas e legumes orgânicos, perfumar a casa com flores e, até mesmo, se consultar com uma psicanalista. Então, em dezembro de 2021, nascia, oficialmente, a Galeria Esquina 586, fruto de um sonho muito bem planejado e executado, nos mínimos detalhes, e que oferece à sociedade pernambucana, produtos, serviços, novidades e conforto, sempre com muito charme e aconchego. “Entregamos ao Recife um equipamento completo e surpreendente. Um local para apreciar a vida como se estivesse em casa. Um espaço totalmente integrado ao estilo de vida das pessoas e do bairro. Acho que Casa Forte merecia um lugar assim”, revela o empresário.

Gabriel Mendes, arquiteto responsável pela transformação da casa em galeria, revela que muitas características do imóvel, construído na década de 1940, foram preservadas, como, por exemplo, as janelas da área central, a escada, o piso e gradil de ferro fundido, que cerca o local. “Resguardamos a história dos antigos moradores. Reformamos alguns ambientes, mas preservamos a sua essência, como foi o caso da biblioteca. Produzimos um conceito intimista para que, quem fosse à galeria, pudesse ter uma experiência de contemplação. É como se a gente tivesse criado uma extensão da praça”, explica o arquiteto.

A área total do imóvel é de 600 metros quadrados, com 280 metros quadrados de área construída. O espaço verde foi todo preservado, com sapotizeiros e jambeiro, e o jardim, projeto da paisagista Marta Souza Leão, abriga diversas espécies de plantas e uma horta orgânica. A arquitetura segue a linha contemporânea, com a valorização de alguns elementos clássicos encontrados na construção, preservando as linhas arquitetônicas originais. O novo espaço também possui um vitral e três esculturas assinadas pelo artista plástico pernambucano Cavani Rosas, além de um mural que está sendo produzido por Rafa Mattos. Vale ressaltar que a galeria atende aos requisitos de obra limpa e sustentável, e possui recursos como aquecimento solar da água, captação e reuso de águas da chuva, iluminação em LED e coleta seletiva de lixo.

O investimento para cada loja ou escritório varia de 30 a 150 mil reais. A média para locação é de 100 reais o metro quadrado. No local, é possível encontrar lojas já consolidadas, como a Refazenda, especializada em moda feminina, familiar e camisaria masculina; e a Kopenhagen, referência em chocolates finos, cafés e sorvetes. Mas há também espaço para novas empresas como é o caso da Comadre Fulozinha, de produtos orgânicos e agroecológicos, que, apesar de atender por mais de 15 anos em uma loja virtual, abriu na galeria, a primeira loja física; e ainda a floricultura Bureau de Flores, que também inaugura a primeira loja física, instalada no jardim da galeria. Além disso, o novo espaço conta com o Âmbar, consultório de psicologia; a Ágil Arquitetura, que assina o projeto; Fábrica do Bem, ONG especializada em empreendedorismo social; e a AMPM Engenharia, responsável pela reforma do imóvel. A galeria funciona durante todos os dias da semana, das 7h às 20h, e no sábado, das 9h às 20h, e domingo, do meio-dia às 20h.

SERVIÇO:
INAUGURAÇÃO GALERIA 586
ONDE: PRAÇA DE CASA FORTE
QUANDO: 23 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)
HORÁRIO: A PARTIR DAS 17H
EVENTO PARA CONVIDADOS

*Via Assessoria