Fotoproteção: especialistas dão dicas de saúde para a estação mais quente do ano

As farmacêuticas Flávia Morais e Ítala Nóbrega destacam a importância da fotoproteção química, física e da alimentação no verão

O verão chegou e as altas temperaturas também. Nesse período, muito se fala na fotoproteção – um conjunto de medidas direcionadas a reduzir a exposição ao sol e prevenir o desenvolvimento dos danos agudo e crônico a pele. São vários os tipos de cuidados químicos, físicos e de uma alimentação regular que podem ajudar a prevenir nessa época do ano os prejuízos a exposição solar. As farmacêuticas Flávia Morais e Ítala Nóbrega, docentes do curso de Farmácia da Faculdade Pernambucana de Saúde, destacam a importância desses cuidados.

“As medidas fotoprotetoras, juntas, trazem muitos benefícios aos apaixonados pelo sol. Porém, precisamos ficar atentos aos riscos de uma exposição irresponsável, o que pode, inclusive, prevenir o desenvolvimento de um câncer de pele. Os fotoprotetores químicos podem ser encontrados em diversas formas de apresentação, como em géis, cremes, sprays e é necessário sabermos que eles precisam ser aplicados, pelo menos, 30 minutos antes da exposição, replicar após 2h em geral. Outra orientação é também fazer a leitura das informações dos rótulos e das embalagens”, disse Flávia Morais, coordenadora do curso de Farmácia da FPS.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), precisamos ter atenção para as atividades de rotina que exigem também a fotoproteção, como: caminhada, piscina, praia, prática de esporte, o trabalho sob a luz dos computadores, etc. Por isso, a importância do uso diário dos diferentes tipos de fotoproteção.

“Também ajudam o uso de chapéus, óculos de sol e guarda-sol. Na alimentação, é considerado alimento fotoprotetor o mamão, a cenoura, o espinafre e o couve. São sugestões para serem adicionadas a dieta no dia a dia. Precisamos destacar que numa rotina tem-se os melhores horários de exposição. Pela manhã: 6h às 10h, e à tarde após às 16h. Assim, não podemos esquecer que através do conhecimento, a população entende a importância da prevenção e do cuidado”, acrescentou Ítala Nóbrega, tutora do curso de Farmácia.

Dicas das especialistas

Para cada apresentação, existe uma orientação:

Creme: use a palma da mão para espalhar de forma homogênea e aplique com movimentos circulares;

Gel: use a palma da mão para espalhar de forma homogênea, aplicando com movimentos em um sentido;

Aerosol: cubra o corpo usando o jato contínuo do spray, mas não espalhe com as mãos.

*Via Assessoria