Com programação até domingo (3), 14ª Mostra Play The Movie é vitrine para artistas do interior de Pernambuco

Vitrine para artistas independentes e sempre atenta a incentivar a cultura e a arte, a produção da 14ª Mostra Play The Movie vem injetando boas doses de perspectiva para artistas e produtores culturais. O festival, que vai até o domingo (3), vem exibindo todos os dias clipes inéditos de artistas independentes do interior do estado de Pernambuco, como Ciel & Radiola Serra Alta, Hórus, Mun Há, Siba Carvalho, Ororo e Uana. No total, seis clipes foram produzidos para serem exibidos durante a mostra, que lançou um edital específico para a produção e lançamento de videoclipes.

Vivemos um momento de recessão, causada principalmente pela crise sanitária que assolou o mundo e devastou particularmente o setor cultural. Enquanto o cenário tenta se reerguer, o festival abre cada vez mais espaço para que novos nomes da música possam despontar e se solidificar no meio musical. Realizada pela Coda Produções, com patrocínio do Grupo Moura, por meio do Instituto Conceição Moura, e da Uninassau, com apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo do Governo Federal, a Mostra Play The Movie abre uma janela de diálogo que permite que a cultura seja consumida por toda a população, por meio de recursos de acessibilidade. Por fim, o evento representa um canal de grande visibilidade para cineastas independentes, cujos curtas-metragens teriam maior dificuldade de serem vistos se não fosse por iniciativas como essas.

Com a cultura se movimentando entre Recife e Belo Jardim durante os cinco dias de festival, e indo além dos limites territoriais por meio de um evento que acontece em formato híbrido (com programação presencial e online) e gratuito, a mostra incentiva artistas e produtores a continuar trilhando o caminho da música e do audiovisual. De hoje (1) até o domingo (3), a programação ainda exibirá dois clipes inéditos, de Hórus Beatz e Mun-Há, e cinco curtas-metragens – “Pindorama, Terra das Palmeiras”, “Não Me Chame Assim”, “Movimentos Distantes”, “Sangue Selvagem”e “Tentativas de Visualizar o Que Não é Verbalizado”. No sábado (2), às 15h, o cantor Getulio Abelha comanda uma masterclass online para quem desejar conhecer sua experiência na produção de videoclipes de baixo orçamento e o processo de realização de seus trabalhos. Também no sábado, a partir das 18h, o público de Belo Jardim poderá conferir, na Praça da Moura, sessões presenciais ao ar livre com exibição dos clipes e dos cine-concertos gravados por Abaixo de Deus e a Força dus Encantadus, PRK, Mago Trio e a cantora Una. As sessões vão adotar protocolos contra a Covid-19, com o uso de máscaras pelo público e distanciamento entre as cadeiras. No domingo (3), os cine-concertos ficarão abertos, via internet, a partir das 18h.

*Via Assessoria