Silvio Meira lança livro sobre estratégia

Cientista, doutor em ciência da computação e pesquisador irrequieto, o professor Silvio Meira tem dedicado os últimos anos a dissecar a expressão “transformação estratégica”, muito antes dela virar tendência ou o termo da vez. Sua incursão é cercada de referências científicas, mercadológicas e empíricas. Durante a pandemia, sistematizou esse estudo e formatou o livro “O QUE É ESTRATÉGIA?” (Paradoxum, 150 páginas), que será lançado na plataforma Kindle, da Amazon, nesta terça-feira, 28/09. A versão impressa chega às prateleiras na segunda quinzena de outubro.

Se para muitos falar em estratégia pode soar um tanto subjetivo, Meira busca, nas suas palestras, apresentações e textos trazer o tema para o mundo real, tangível, palpável, de modo a abrir um canal de diálogo que vá além da academia e dos “boards” das grandes corporações, como as em que ele mesmo é integrante de conselhos de administração. “Quando Kennedy, em 1961, definiu que os americanos seriam os primeiros a chegar à Lua, não existia nem projeto da NASA. No entanto, oito anos depois esse objetivo foi alcançado”, exemplifica o professor Silvio Meira. “Naquele momento, começo da década de 1960, pousar na Lua era só uma aspiração. tornou-se realidade a partir do momento em que se traçou estratégias claras para construir as capacidades necessárias para esse objetivo”, complementa.

Meira costuma usar esse exemplo para “quebrar o gelo” sobre o tema. Mas a abordagem no livro é bem mais densa e complexa. “E é assim de propósito”, provoca. “A ideia é fazer com que as pessoas mergulhem em profundidade, se sintam desafiadas a estudar mais sobre a questão (no próprio livro e a partir dele)”, complementa.

Logo de saída, ao contextualizar o seu trabalho, o professor avisa: “Este texto está num estilo que referencia e homenageia Ludwig Wittgenstein nos 100 anos da primeira publicação do Tractatus Logico-Philosophicus [TLP, no Annalen der Naturphilosophie, Leipzig, 1921], sem ter qualquer pretensão à consistência e precisão sintática e semântica da sua inspiração”. O Tratado Lógico-Filosófico do austríaco Ludwig Wittgenstein é uma referência inicial que, somada a tantas outras, ajudam a entender o quanto uma boa estratégia é necessária para sobrevivência dos negócios. “Sem isso, qualquer empresa é uma forte candidata a ser mais uma no imenso cemitério de CNPJs que tanto assombra gestores país a fora”, diz Meira.

19 CARACTERES – Apesar de a pergunta com 19 caracteres que remete ao título do livro ser bem objetiva (o que é estratégia?), as respostas são complexas e preencheriam centenas de milhares de páginas de muitos milhares de publicações. “Em “O QUE É ESTRATÉGIA?” eu tento, em apenas 21 tópicos, criar uma possível resposta que, se tratada como um código, pode ser usada efetivamente por qualquer instituição ou empresa, em qualquer contexto, para criar estratégias verdadeiramente transformadoras”, avisa Silvio Meira.

Nascido em 1955 em Taperoá, na Paraíba, Silvio Meira é professor extraordinário da cesar.school e professor emérito do Centro de Informática da UFPE, no Recife. É um dos fundadores do CESAR, do Porto Digital, onde preside o Conselho de Administração. Também é cientista-chefe da Digital Strategy Company e membro dos conselhos da CI&T, MAGALU, MRV, BBCE e TEMPEST, além de batuqueiro de maracatu. Silvio Meira é graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981) e doutor em Ciência da Computação – University of Kent at Canterbury (1985).

O professor assina mais de trezentos artigos científicos e muitas centenas de textos sobre tecnologias da informação e seu impacto na economia, sociedade, negócios e pessoas. Também é autor do livro NOVOS NEGÓCIOS INOVADORES DE CRESCIMENTO EMPREEN-DEDOR NO BRASIL, publicado pela Casa da Palavra em outubro de 2013. Meira já supervisionou cerca de 150 teses e dissertações de PhD e MSc.

SERVIÇO:
O QUE É ESTRATÉGIA?, de Silvio Meira.
Disponível no kindle em 28/09/2021, em https://amzn.to/2ZiQv7l.
Versão impressa disponível na segunda quinzena de outubro.

Foto: Leo Caldas

*Via Assessoria