Unimed Recife inaugura nova sede do UniAME no Agosto Dourado

A abertura marca ainda a Semana Mundial de Aleitamento Materno

Dentro do Agosto Dourado, que intensifica ações de apoio ao aleitamento materno e na Semana Mundial de Amamentação, a Unimed Recife inaugura, amanhã (03), a nova sede da sua Unidade de Aleitamento Materno – UniAME, que há mais de 20 anos atua na orientação e estímulo à prática da amamentação e aleitamento materno. O novo espaço fica na Rua Paissandu, próximo ao antigo endereço, no bairro da Ilha do Leite. O UniAME é referência e coleciona títulos como o de Posto de Coleta de Leite Humano recebido do Ministério da Saúde.

Segundo a coordenadora do UniAME, a pediatra Dulcinete Pinheiro, cerca de 40 lactantes são atendidas diariamente pela unidade por uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, psicóloga e fonoaudióloga. “Aqui acolhemos a mãe lactante e a família. É muito importante que a família também participe desse momento junto com a mãe. A amamentação é capaz de reduzir em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos”, reforça a pediatra.

Ainda de acordo com Dulcinete Pinheiro, o conhecimento sobre a importância da amamentação é fundamental, já que o aleitamento até os dois anos de idade pode evitar infecções, alergias e doenças como diabetes, obesidade e hipertensão. “Doenças de adulto podem ser evitadas quando a criança é amamentada. Quanto maior o tempo de amamentação, maiores serão os benefícios para a saúde na vida adulta”, reforça.

Para a médica, o maior empecilho para a amamentação é muitas vezes a falta de informação correta e do apoio do profissional de saúde e da família. “O que faz a mulher desistir de amamentar é a falta de informação e de ajuda. É importante explicar que o bebê que não toma o leite materno fica mais suscetível a doenças e alergias”, orienta.

*Via Assessoria