Pernambucano entre os premiados do 8º Prêmio Grão de Música

8º Prêmio Grão de Música anuncia os premiados e premiadas de 2021
Todos os artistas contemplados com o PGM são escolhidos pelo conjunto da obra, uma valorização atemporal de talentos, trajetórias e da canção brasileira

Anualmente, ​​compositores, compositoras e intérpretes recebem a estatueta em bronze criada por Elifas Andreato a cada edição do Prêmio Grão de Música. Esta 8ª edição, apresenta uma nova seleção de 15 artistas, de diferentes gerações e estilos musicais, selecionados pela curadoria do PGM pelo conjunto de sua obra.

Para que cada seleção seja perpetuada, colocando igualmente a música como protagonista, o prêmio produz a coletânea Grão de Música, onde os premiados e premiadas têm uma faixa representativa de sua obra registrada. O disco com arte de capa também assinada pelo artista Elifas, pela primeira vez será distribuído apenas no formato digital. O lançamento vem simultâneo ao anúncio dos contemplados, ouça no Spotify aqui (disponível nas demais plataformas digitais) ou pelo site do PGM (http://premiograodemusica.com.br).

O Prêmio Grão de Música tem um único requisito para premiação, o gênero canção é o foco deste garimpo sonoro em prol da valorização da música brasileira. Os 15 artistas premiados e premiadas de 2021 representam 14 dos estados brasileiros:

Abidoral Jamacaru (CE)
Bado (RO)
Bernadete (SP)
Cacique Pequena (CE)
Cláudia Simone (PI)
Cléber Eduão (BA)
Djuena Tikuna (AM)
Dorina (RJ)
Fernanda de Paula (MG)
João Ormond (MT)
Lia Sophia (PA)
Oliveira de Panelas (PE)
Salomão di Pádua (DF​​)
Silvia Sol (RN)
Zé Moreira (ES)

CONHEÇA CADA ARTISTA https://bit.ly/PREMIADOS8PGM

Pela primeira vez na história do PGM temos a presença indígena. Cacique Pequena, do Ceará, e Djuena Tikuna, do Amazonas. Para nós que organizamos a premiação é uma oportunidade ímpar de trazermos para nosso meio a cosmovisão indígena sobre um mundo natural original e orgânico, tão diferente do olhar predador de mercado e da velha economia com suas mazelas. As colonizações europeias no mundo, impregnadas pela cultura da exploração e da violência deixaram um rastro de destruição que nos põe agora no limiar da extinção como espécie. Vamos reaprender com os povos originários a cuidar da nossa aldeia comum”, compartilha a idealizadora e realizadora do prêmio, Socorro Lira.

cerimônia de premiação acontecerá no dia 23 de novembro, mais uma vez online, a partir do Teatro D, em São Paulo, o que permite ser assistida por público ainda maior, em qualquer localidade. Nela, além da entrega do troféu, acontecem apresentações musicais e performances.

Socorro complementa, “Entendemos que é mais prudente e seguro fazermos novamente o evento virtualmente, com artistas e plateia em casa. Temos responsabilidades e é importante dar o melhor exemplo quanto a prevenção de contágio e suas consequências. E será lindo! Até em honra às mais de 535 mil vidas encerradas por causa da Covid-19 e das escolhas enviesadas enquanto sociedade diante do problema”.

A missão da premiação é ampliar o olhar por todo o país, a fim de conseguir revelar ou destacar artistas de grande valor em meio ao imensurável cenário nacional, já que a maioria não chega ao conhecimento do grande público. O Prêmio Grão de Música celebra a riqueza da canção brasileira. 

O PGM 2021 tem apoio da Consolidar, Bandeja Organizadora Inpot, Instituto Economia ao Natural e conta mais uma vez com a parceria e patrocínio da empresa Metanoia – Propósito nos negócios e Palavra Acesa editora.

Confira faixa a faixa a Coletânea GRÃO DE MÚSICA 2021:

​​01. Lava a Alma Brasil (Abidoral Jamacaru) com Abidoral Jamacaru
02. O Samba é a Minha Verdade (Juninho Boemia, Robert Giolo e Rodrigo Estabel) com Bernadete
03. Padedê dos Sararás (Zé Moreira) com Zé Moreira
04. Incendeia (Lia Sophia) com Lia Sophia
05. São Gabriel Blues (Cléber Eduão e Gury Eduão) com Cléber Eduão
06. O Mesmo Blues (Josias Sobrinho e Betto Pereira) com Salomão di Pádua
07. Peça Desculpas (Fátima Guedes) com Dorina
08. Fim de Mundo (Patricia Mellodi) com Cláudia Simone
09. Nas Águas do Mar (Oliveira de Panelas) com Oliveira de Panelas
10. Serenada (Leonardo Costa) com Silvia Sol
11. Mundos (Bado e Baaribu Nonato) com Bado
12. Paetaguruu Utuu (O Som Encantado) (Djuena Tikuna) com Djuena Tikuna
13. Quariterê (João Ormond e Batista dos Santos) com João Ormond
14. Gira Menina (Milton Storalli e Lisa Kahuna) com Fernanda de Paula
15. Coco Chachado (Cacique Pequena) com Cacique Pequena

* Entre parênteses estão considerados os autores da composição.

O Prêmio Grão de Música teve início em Salvador na Bahia, em 2014, por iniciativa de Socorro Lira, cantora e compositora paraibana. Desde então, se dedica a buscar artistas da música popular brasileira com o objetivo de valorizar e promover o gênero canção de todas as regiões do país.

O foco principal desta procura, mas não exclusivo, é o interior do Brasil, na tentativa de “garimpar” e revelar talentos escondidos e fora dos circuitos habituais; os premiados e premiadas muitas vezes são ainda pouco conhecidos pelo grande público.

A seleção para a premiação é iniciada anualmente por uma equipe central, a partir do recebimento das obras enviadas pelos próprios artistas interessados e das sugestões feitas pelas curadorias regionais (estabelecidas desde 2017), com colaboradores e colaboradoras de diversos cantos do país, seguindo as diretrizes do PGM. A estas curadorias fica a importante função seletiva inicial das indicações, por isso entre os participantes estão artistas, produtores, produtoras e jornalistas com perfil engajado com arte e a canção brasileira.

A escolha dos premiados e premiadas segue, a rigor, as diretrizes da premiação: obra e trajetória artística são os principais critérios avaliados. Desta forma, a escolha dos artistas contemplados não é baseada em lançamentos.

Em 2020, o PGM trouxe uma novidade, a ação paralela Circuito PGM em Casa, com uma série de shows online de artistas de todo o país, que já receberam a premiação em uma das edições anteriores. O principal objetivo foi beneficiar economicamente estes e estas profissionais por conta da pandemia que afeta o setor artístico, além de incentivar a profissionalização de aparições online.

Ouça as coletâneas de todas as edições: http://premiograodemusica.com.br/coletaneas

Curadorias Regionais: http://premiograodemusica.com.br/curadorias/

*Via Assessoria