JOVENS FUNDAM INSTITUTO PARA AJUDAR OUTROS JOVENS EM LIMOEIRO, NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Em Limoeiro, no agreste de Pernambuco, um jovem de 17 anos reuniu colegas e apoiadores para realizarem um trabalho com a juventude da cidade que fica há 80KM do Recife, trabalho este que é voltado aos direitos básicos e gratuitos da juventude.  Juntos eles formaram o Instituto de Cidadania e Juventude que terá seu estatuto aprovado na próxima quinta – feira (01/07) em um evento virtual com a presença de jovens limoeirenses e de diversas organizações civis e filantrópicas do Estado de Pernambuco.

O Instituto de Cidadania e Juventude já iniciará suas atividades de imediato, onde aplicará o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio e Vestibulares contando com a ajuda de professores voluntários e demais pessoas que tenham conhecimento para transmitir aos jovens e que serão de tamanha valia para eles quando forem prestar os vestibulares.

Durante o período de inscrições para o ENEM, o Instituto está disponibilizando um espaço para que os jovens sem acesso à internet possam realizar suas inscrições e terem a chance de concorrer à uma cadeira na universidade.

Além deste projeto, o Instituto de Cidadania e Juventude tem o objetivo de oferecer cursos permanentes de forma gratuita, promover rodas de diálogo, oficinas, ações sociais, ações filantrópicas e, sobretudo incentivar e promover o voluntariado entre os jovens. É a primeira vez na história do município que é fundada uma entidade voltada exclusivamente para a juventude.

O site do Instituto já se encontra no ar, e os jovens já podem realizar cursos profissionalizantes de forma virtual com certificados reconhecidos e de forma gratuita em parceria com o Sesc do Mato Grosso Do Sul, para melhor aproveitar o período de quarentena da covid-19.

O Instituto também estuda o projeto “Lar Irmã Dulce” que já está em andamento e ofertará 15 vagas para acolher os moradores de rua da cidade. O lar será mantido por doações e por pessoas voluntárias que desejem contribuir para esse bem. Além dos dormitórios serão oferecidas as refeições diárias e cursos de corte e costura, barbearia e a oportunidade de concluir os estudos através do programa EJA.

*Via Assessoria