Conheça os benefícios do flúor para a saúde bucal

O flúor que consumimos diariamente nos cremes dentais e na água potável é um poderoso aliado para a saúde bucal. Mas você sabe se está fazendo o uso correto? E qual a idade pode começar a ser utilizado? Foi pensando nessas perguntas frequentes que a marca de produtos de higiene Even convidou o ortodontista Everaldo Serpa para tirar as dúvidas sobre o tema.

O especialista explicou que o flúor possui efeito antienzimático e antimicrobiano. “Tem o benefício de ajudar a prevenir as cáries, pois atua na remineralização do esmalte dentário, fortalecendo-os contra as bactérias”, detalhou Serpa.

A utilização do flúor é recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. “Antigamente, os dentistas recomendavam o uso de cremes dentais sem flúor para as crianças, mas isso mudou. Hoje, sabemos que o melhor momento para inserir o flúor na escovação é desde a primeira infância”, revela.

Para as crianças de até dois anos, a quantidade recomendada é de uma medida equivalente a meio grão de arroz. “Lembrando que não pode engolir o produto, pois o consumo excessivo dessa substância durante o período de formação dos dentes pode deixar manchas definitivas e também pode causar dores abdominais, náuseas, perda de peso”, alerta.

O profissional ainda orienta que para usufruir dos inúmeros benefícios do flúor, é preciso reforçar a higiene bucal sempre após as refeições, com o uso de creme dental fluoretado. “Essa medida já é o suficiente para adultos e crianças manterem os dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries”, finaliza.

Sobre a Even

A Even é uma marca pernambucana especializada em produzir e comercializar produtos de higiene pessoal. Conta em seu portfólio com uma linha com excelente custo-benefício que atende as mais diversas necessidades, tudo para levar mais qualidade de vida e saúde para as pessoas. Entre eles estão: creme dental, gel dental infantil, antisséptico, fio e escova dental.

*Via Assessoria