PERNAMBUCANOS PARTICIPAM DA EXPO NACIONAL CÉU ABERTO QUE DEBATE A RELAÇÃO DO SER HUMANO COM A NATUREZA

Mostra será transmitida ao vivo entre os dias 22 e 29 de abril, para todo o Brasil e simbolicamente, abre na próxima quinta-feira, Dia da Terra.

Uma exposição de arte contemporânea convida o público para vivenciar a experiência de conhecer uma mostra itinerante de arte, através de suas casas e janelas, entre os dias 22 e 29 de abril. Intitulada “Céu Aberto – O Distanciamento entre o Ser Humano e a Natureza”, a mostra digital une pensamento crítico, arte e tecnologia para cultivar a reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente, através de obras inéditas, que serão projetadas em paredões urbanos de grande movimentação de São Paulo e exibidas ao vivo, para todo o Brasil, diariamente através do Youtube, onde também será apresentado um mini doc com os artistas. Os pernambucanos Mozart SantosGuto Barros e Lourival Cuquinha participam da Mostra que reúne diversos nomes da arte nacional.

Simbólica, a abertura acontece na mesma data em que se celebra o Dia da Terra, dia do “Descobrimento” do Brasil e também, na ocasião da realização da Cúpula dos Líderes Climáticos e do envio de uma Carta de todos os governadores brasileiros ao presidente americano Joe Biden, sobre a crise climática brasileira. O projeto é fomentado pelo edital nº40/2020 do Proac Expresso Lab, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e do Governo Federal através da Secretaria Especial de Cultura e Ministério do Turismo. A concepção e realização é da Mexe Mexe e a produção é assinada pela Ninas.

Cerca de 16 projetores de 20 mil Lúmens serão utilizados para exibir obras de Mozart Santos (PE), Mozart Santos (PE), Lourival Cuquinha (PE), Guto Barros (PE)Roberta Carvalho (PA)Mozart Fernandes (SP) Marta Rijo (Portugal), VJ Suave (SP)Sitah (SP) e Catharina Suleiman (SP).

A expo apresenta trabalhos para informar, levar abstração e gerar movimentações em circuitos diferentes. Oito paisagens de concreto serão modificadas com aparições que irão surpreender as pessoas e levantar o debate sobre questões de relacionamento com as árvores, paisagens, animais e rios, reforçando que “é preciso mais que cuidar, precisamos coexistir de forma positiva, porque há uma retroalimentação de um processo muito sensível entre as partes, e a existência de um afeta no outro diretamente”, lembra o pernambucano Mozart Santos, idealizador da Mostra.

A projeção é uma ferramenta de alto impacto visual urbano que consegue atingir milhares de pessoas em tempo real e outras milhares via compartilhamento nas redes. A ideia da exposição é aliar essa ferramenta ao poder de reflexão que a arte provoca nas pessoas.

Na quinta-feira (22), o pernambucano Mozart Santos abre a exposição com um uma série de fotografias de folhas de plantas das praças de seu bairro, o Ibura – Recife, que transformadas em um vídeo, fazem uma reflexão sobre as queimadas e a lenta combustão dos seres vivos que nos proporcionam o ar para respirar.

VJ Suave exibe na sexta (23), a obra “A Natureza Invade a Cidade”, trazendo o questionamento da falta de vida natural nos grandes centros.

No sábado (24), a paraense Roberta Carvalho fala sobre a sensível convivência dos seres humanos com os rios urbanos.

Domingo (25), o designer Mozart Fernandes junto com a bailarina portuguesa Marta Rijo exibem uma performance de dança, sobre o ar e o sufocamento.

Na intervenção “Silêncios”, de Sitah exibida na segunda-feira (26), traz para a cidade de São Paulo traços da Floresta Amazônica. Com imagens da natureza se fundem ao corpo feminino indígena nos lembrando que somos um só organismo.

Na terça-feira (27), a obra de Lourival Cuquinha mostra o que significa a palavra “grilagem” e nos lembra a série de ações predatórias que o Brasil sofre desde seu “descobrimento”.

Catharina Sulleiman traz a delicadeza da natureza feminina para as paredes, através de uma obra feita por camadas, sonhos, memórias e arquétipos do feminino, que poderá ser apreciada na quarta-feira (28).

Guto Barros que se apresenta no encerramento da mostra, na quinta (29), tem uma mirada poética entre caminhos e percursos naturais e artificiais e problematiza o equilíbrio entre eles através de uma performance de rua.

As obras e performances serão exibidas todos os dias, às 20h, através do uma live no canal do Youtube da mostra:https://www.youtube.com/c/CÉUABERTO.

“A impossibilidade da presença física e o ambiente virtual nos abriu novas possibilidades de experimentações. A intenção do Festival Céu Aberto é movimentar a cena cultural artística, levando uma experiência lúdica para o público que está em suas casas por conta da pandemia e também aproximar as pessoas para esse processo de debates e pensamento crítico sobre o meio ambiente”, comenta o multi-artista Mozart Santos que também é co-fundador do grupo PROJETEMOS.

“Desde as primeiras pinturas humanas, descobertas nas cavernas de Chauvet, na França, a arte muitas vezes cumpre papéis nos rituais que nos ligam ao entorno, aos ciclos da natureza e do ambiente que nos cerca. Quais seriam nossos testemunhos nas paredes dessa caverna urbana a céu aberto que é a cidade de São Paulo? O que desenharíamos, pintaríamos, escreveríamos?”, diz um trecho do texto curatorial da exposição.

SOBRE OS ARTISTAS

VJ Suave é um duo de artistas audiovisuais formado por Ceci Soloaga e Ygor Marotta. Residentes em São Paulo, trabalham juntos desde 2009 e são responsáveis pela disseminação do mantra “Mais Amor Por Favor”, em diversas cidades do mundo. Especialista em projeção em movimento, VJ Suave trabalha animação quadro a quadro projetada na superfície urbana, misturando tecnologia com street art.

Catharina Suleiman cria cada obra sua em um processo de camada por camada, que conta histórias sobre a natureza, sonhos, memórias e arquétipos do feminino. A artista explora técnicas como xilogravura, aquarela, stencil, colagem, bordado, fotografia, escultura, tipografia, e tinturaria natural, entre outras. Citado pelo Wall Street International como “provocador de pensamentos”, seu trabalho já foi exposto individual e coletivamente em vários países na Europa, América do Sul e América do Norte, e está presente em coleções como a coleção latino americana da UNESCO e a coleção permanente do museu de arte contemporânea do Peru. Desde de 2013 desenvolve instalações e artes urbanas indoor e outdoor.

Mozart Santos é co-fundador do PROJETEMOS, movimento que ganhou força durante a pandemia por projetar mensagens de conforto, cuidado e informação em periferias e diversas cidades do Brasil, todos os dias, desde o início da quarentena, em 2020. Trabalha com tecnologias para a produção de narrativas audiovisuais urbanas e móveis, unindo fotografia, vídeo mapping, artes plásticas, visualização de dados e pesquisas de software e arte-cinema-expandido para contar histórias através de diferente instalações e com suportes que fogem do habitual. Seu trabalho é focado em 3 eixos: O coletivo, locais fora de eixo de grandes centros comerciais e artísticos, e áreas de uso público. Metade loh tech outra metade hi tech, o artista também é idealizador e motorista da Eletrobike, bicicleta com suporte audiovisual de vídeo volante, com baterias, para ativações em movimento.

Roberta Carvalho desenvolve trabalhos de impacto que envolvem vídeo, intervenção urbana, video-projeção, realidades mistas, instalações, audiovisual e projetos interativos. A paraense é idealizadora do Festival Amazônia Mapping e co-idealizadora do festival MANA, com obras em acervos como o Museu de Arte do Rio (MAR), entre outros. Roberta também foi vencedora do Prêmio FUNARTE Mulheres nas Artes Visuais.

Sitah  tem como principal matéria prima para seus processos artísticos a Amazônia e seus povos originários, floresta e rios. Fotógrafa paulistana com ensaios publicados em revistas como Marie ClaireVida SimplesGQ e Casa Vogue. A artista exibe trabalhos que representam o humano e chamam atenção para os povos originários, que incansavelmente tentam nos acordar para o fato de que sem a Floresta não há vida

Mozart Fernandes é artista e designer com carreira reconhecida internacionalmente. Há mais de 20 anos, mostra recortes de suas obras para a cidade de SP, com pinturas que estão coladas em dezenas de países e contam com gêneros e temas recorrentes: traços fortes, que traduzem relações humanas que se estabelecem com o meio, quase sempre de forma ambígua.

Lourival Cuquinha atinge o campo político, geralmente partindo de impressões estritas e pessoais. Caracterizadas pela interatividade e pelo diálogo com o público e com o meio urbano, suas obras transitam entre artes visuais, plásticas, audiovisual [fotografia, cinema e vídeo] e intervenções urbanas. Seu trabalho constantemente reflete sobre a liberdade do indivíduo e o controle que a sociedade e a cultura exercem sobre este. Assim como sobre a liberdade da arte e o controle exercido sobre ela, pelas instituições.

Guto Barros é grafiteiro, artista contemporâneo e professor de História e Teoria da Arte. Desenvolve trabalhos e intervenções nas ruas desde 2004. Seus projetos circulam em torno de reflexões sobre contatos, trocas, conexões, disputas entre os códigos do campo da arte e a dimensão da vida cotidiana, estabelecendo uma relação com a rua e seus espaços como local para trânsitos sensíveis. É neste conjunto de espaços que Guto se permite ser afetado pelos sons, texturas, planos, cores e relações – formais, sensíveis, sociais.

PROGRAMAÇÃO – Live e Exibições

Quinta-feira, 22 de abril | Mozart Santos
Quarta-feira, 23 de abril | VJ Suave
Sexta-feira, 24 de abril | Roberta Carvalho
Sábado, 25 de abril | Mozart Fernandes
Domingo, 26 de abril | Sitah
Segunda-feira, 27 de abril | Lourival Cuquinha
Quarta-feira, 28 de abril | Catharina Suleiman
Quinta-feira, 29 de abril | Guto Barros

SERVIÇO

Céu Aberto, o distanciamento entre o ser humano e a natureza
Transmissão: https://www.youtube.com/c/CÉUABERTO
http://www.instagram.com/brigadaceuaberto
Classificação: livre

*Via Assessoria