Conheça os benefícios do café para a saúde

No Dia Mundial do Café, 14 de abril, nutricionista explica vantagens da bebida e como consumir no dia a dia

O Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), a bebida é a segunda mais consumida no Brasil, perdendo apenas para a água. O que poucos sabem, é que aquele tradicional cafezinho no dia a dia  pode ser aliado para a saúde. Fonte de energia, o café é um grande aliado na melhora do rendimento em atividades físicas, além de ser aliado do emagrecimento, tendo efeito termogênico. A cafeína existente também auxilia na digestão e na melhora do funcionamento do intestino.

De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Mariana da Costa, o consumo diário da bebida pode melhorar a saúde. “ A ingestão do café pode diminuir problemas cardíacos e previne a diabetes. Tanto o café comum como o descafeinado possuem antioxidantes que são associados ao aumento da sensibilidade da insulina, que contribui para redução do risco de desenvolver diabetes tipo 2. Também há estudos que mostram que a presença desses antioxidantes atuam na prevenção do câncer, combatendo radicais livres presentes no desenvolvimento da doença”.

Mesmo tendo diversos benefícios, é preciso estar atento a quantidade a ser consumida. Mariana recomenda que não se deve ultrapassar 500ml por dia. “Para um adulto, sem sensibilidade a cafeína ou alguma restrição, uma média de quatro xícaras por dia seria o ideal, não ultrapassando 500ml por dia.  Qualquer outra condição específica de idade ou saúde, deve ser avaliada individualmente. O café pode ser consumido de forma solúvel, coado, expresso, com leite, adoçado (preferir sempre formas naturais de adoçar). Há preparos dele gelado, frapê. É uma bebida maravilhosa para acompanhar várias ocasiões e trazer deliciosas lembranças afetivas com ela junto”, ressalta.

*Via Assessoria