Sabores Ajinomoto: 5 receitas para vender

Equipe de nutricionistas da Ajinomoto do Brasil lista receitas de diferentes segmentos para gerar renda

A venda de alimentos é a fonte de renda de inúmeras famílias pelo País, ainda mais em tempos de crise. Durante os nove primeiros meses de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, a quantidade de microempreendedores individuais cresceu 14,8%, segundo dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal. São mais de 10,9 milhões de trabalhadores, sendo que muitos vendem marmitas, doces, pães, cada um buscando o próprio sustento.

Pensando nesse cenário e buscando uma forma de colaborar com essas pessoas, SAZÓN®, marca líder de temperos da Ajinomoto do Brasil, lançou o “Esquadrão do Amor”, e MID® e FIT, marcas de refrescos da empresa, lançaram “Mulheres que têm sede”, ambas campanhas para incentivar mulheres empreendedoras do ramo de alimentação. Dicas sobre empreendedorismo e outras informações sobre os projetos podem ser encontrados nos sites www.sazon.com.br/esquadrao-do-amor e www.midrefresco.com.br/mulheres-que-tem-sede.

Para contribuir ainda mais com os profissionais deste segmento, a equipe de especialistas em nutrição e gastronomia responsável pelo site Sabores Ajinomoto (www.saboresajinomoto.com.br), da Ajinomoto do Brasil, trouxe algumas sugestões de receitas.

Se o objetivo é preparar marmitas saborosas e balanceadas, o Peito de Frango Assado é o prato ideal e fica uma delícia acompanhado por legumes. A receita rende quatro porções, e o toque do Tempero SAZÓN® Verde garante a preferência da clientela.

Ainda seguindo a linha das refeições principais, a Carne Moída Refogada é daquelas receitas queridinhas e econômicas. O preparo fica delicioso com Tempero SAZÓN® Vermelho, rende oito porções e pode ser servido com purê de abóbora.

Apreciados por quem procura um doce leve para saborear ao longo do dia, os Sequilhos de Baunilha e Limão são sucesso de vendas. A receita é fácil e rende cinco porções. O segredo do preparo fica por conta do MID® Baunilha com Limão.

Para quem é do ramo de confeitaria, as Carolinas de Limonada Suíça podem ser a inovação que o cardápio precisa. A receita, preparada com o lançamento MID® Limonada Suíça, rende oito porções leves e cremosas.

As opções geladas não poderiam ficar de fora. Os Geladinhos de FIT são refrescantes e zero açúcar, perfeitos para entrar para o menu com papel de destaque. O toque especial é de FIT MANGA.

Para outras refeições deliciosas, práticas e equilibradas acesse: www.saboresajinomoto.com.br. O site reúne centenas de receitas e dicas preparadas pela equipe de especialistas em nutrição da Ajinomoto do Brasil. Todas as receitas foram desenvolvidas de acordo com a Política de Nutrição do Grupo Ajinomoto, que visa garantir a saúde e o bem-estar da população.

Confira o passo a passo das receitas a seguir:

PEITO DE FRANGO ASSADO
Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 1h e 40 minutos
Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes:

  • 1 peito de frango sem osso, cortado ao meio (450 g)
  • 2 pitadas de pimenta-do-reino
  • 1 sachê de Tempero SAZÓN® Verde
  • 2 pitadas de sal
  • 1 dente de alho amassado
  • 2 pitadas de açafrão
  • meia colher (sopa) de suco de limão

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma tigela média, coloque o frango, a pimenta-do-reino, o Tempero SAZÓN®, o sal, o alho, o açafrão e o limão. Misture e leve à geladeira por 1 hora, para tomar gosto. Reserve.
  2. Transfira para uma assadeira média, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 20 minutos. Retire o papel e volte ao forno por mais 10 minutos, ou até dourar levemente.
  3. Retire do forno e monte as marmitas, congele ou sirva em seguida.

CARNE MOÍDA REFOGADA
Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 20 minutos
Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 800 g de patinho bovino moído
  • 2 sachês de Tempero SAZÓN® Vermelho
  • meia colher (chá) de sal
  • 1 tomate médio picado
  • 2 xícaras (chá) de ervilha congelada

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até dourarem. Acrescente a carne moída e frite por 10 minutos, ou até mudar completamente de cor e o liquido formado secar. Adicione o Tempero SAZÓN®, o sal, o tomate e a ervilha, e cozinhe por mais 5 minutos.
  2. Retire do fogo e monte as marmitas, congele ou sirva em seguida.

DICA: Sirva acompanhada de purê de abóbora.

SEQUILHOS DE BAUNILHA E LIMÃO

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 20 minutos (+10 minutos de forno)
Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes:

  • 1 xícara (chá) de açúcar (150 g)
  • 1 xícara (chá) de manteiga sem sal (200 g)
  • 1 sachê de MID® Baunilha com limão
  • 2 ovos
  • 5 xícaras (chá) de amido de milho (500 g)

MODO DE PREPARO:

  1. Em uma tigela grande, coloque o açúcar, a manteiga e o MID®, e misture até obter uma massa. Junte os ovos e mexa bem. Acrescente o amido de milho e sove até que a massa fique lisa e não grude nas mãos.
  2. Modele os sequilhos em formato de minidiscos, com cerca de 4 cm de diâmetro, e coloque em uma assadeira grande previamente untada.
  3. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por aproximadamente 10 minutos, sem deixar dourar muito.
  4. Retire do fogo, espere esfriar e sirva em seguida.

Dica: Antes de levar os sequilhos ao forno, faça “marquinhas” na superfície com o auxílio de um garfo.

CAROLINAS DE LIMONADA SUÍÇA

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 50 minutos (+35 minutos de forno)
Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes

Massa

  • 1 xícara (chá) de água (200 ml)
  • 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (110 g)
  • 1 pitada de sal
  • 3 ovos

Recheio

  • 2 gemas
  • meia xícara (chá) de amido (50 g)
  • 2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
  • 1 sachê de MID® Limonada Suíça

Cobertura

  • 2 barras de chocolate branco derretido (180 g)

MODO DE PREPARO:

  1. Faça a massa: em uma panela média, coloque a água e a manteiga, e leve ao fogo alto para ferver. Junte a farinha de trigo, com cuidado e de uma única vez, e misture por 3 minutos, ou até formar uma massa lisa e homogênea, que solte do fundo da panela.
  2. Retire do fogo. Coloque na tigela da batedeira e bata em velocidade média, acrescentando os ovos, um a um, por 5 minutos, ou até a massa ficar em ponto que escorra lentamente da espátula da batedeira.
  3. Transfira para um saco de confeiteiro com um bico perlê e, em uma assadeira grande, forrada de papel-manteiga, disponha pequenas quantidades de massa em formato de suspiro.
  4. Leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 35 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e espere esfriar.
  5. Prepare o recheio: em uma panela média, coloque as gemas e o amido de milho, previamente dissolvido no leite.
  6. Leve ao fogo baixo e cozinhe, mexendo sempre, por 5 minutos, ou até o creme engrossar. Retire do fogo e espere esfriar.
  7. Junte o MID®, e misture vigorosamente até dissolve-lo. Transfira para um saco confeiteiro com um bico perlê médio.
  8. Com o auxílio do próprio bico, faça pequenos furos no fundo das carolinas e recheie.
  9. Mergulhe a parte superior das carolinas no chocolate derretido, espere endurecer e sirva em seguida.

GELADINHOS DE FIT
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 15 minutos (+5 minutos de descanso + 12 horas de congelador)
Elaboração: Sabores Ajinomoto

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de leite desnatado (400 ml)
  • meio vidro de leite de coco light (100 ml)
  • 1 sachê de FIT Manga

MODO DE PREPARO:

  1. No copo do liquidificador, coloque o leite, o leite de coco e o FIT, e bata em velocidade média, por 5 minutos, ou até ficar homogêneo.
  2. Aguarde por 5 minutos, ou até a espuma formada se desfazer e transfira para 6 saquinhos próprios para geladinho, feche e leve ao congelador por 12 horas, ou até endurecer. Sirva em seguida.

Sobre a Ajinomoto do Brasil

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer produtos de qualidade tanto para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, esportiva, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. Atualmente, a unidade brasileira é a terceira mais importante do Grupo Ajinomoto fora do Japão, atrás apenas da Tailândia e dos Estados Unidos. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, SAZÓN® Tempera & Prepara, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO® e da linha de sopas cremosas e claras VONO® Chef. Também se destacam os refrescos em pó MID® e FIT Zero Açúcar, o azeite de oliva extra virgem TERRANO™ e o azeite de oliva tipo único TERRANO™, o SATIS!® Molho Shoyu, além de aminoVITAL® GOLD, produto composto por nove aminoácidos essenciais para a recuperação de atletas e entusiastas do esporte. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3 mil funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, multinacional japonesa com sede em Tóquio, é referência mundial em aminoácidos. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 10,1 bilhões e nacional de R$ 2,4 bilhões no ano fiscal de 2019. Atualmente, está presente em 35 países, possui 121 fábricas e cerca de 34 mil funcionários em todo o mundo. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.

*Via Assessoria