Qual a frequência para lavar as peças de roupas e itens de casa?

Especialista em higienização explica que a constância ideal pode prevenir doenças, além de prorrogar a vida útil da peça

Lavar a roupa na frequência certa ajuda não só a garantir a durabilidade da peça por mais tempo como, também, previne que doenças respiratórias ou algumas alergias ocorram.  É o que garante Célia Franceschi Guilow, especialista em higienização, empreendedora e proprietária de OMO Lavanderia em Recife, Pernambuco.

Célia alerta que a constância correta da higienização vale também para itens de cama, banho ou artigos de casa, como cortinas, por exemplo, uma vez que evita o acúmulo de poeira e outras sujidades nos tecidos.

“Com relação às roupas de cama, por exemplo, o ideal é que sejam trocadas e lavadas pelo menos uma vez por semana, para evitar acúmulo e proliferação de bactérias, fungos e ácaros pois, como são peças que ficam em contato frequente e direto na pele, devido ao suor e oleosidade liberados pelo corpo, há o risco dessa proliferação. O mesmo tempo de lavagem é indicado para as roupas de banho, como toalha e roupões”, explica.

A especialista selecionou a frequência de lavagem ideal para algumas peças de roupas e itens de casa, confira:

Peças jeans (calça, jaqueta, saia)

Dependendo da utilização, uma peça de jeans pode ter uma frequência de limpeza entre 3 e 7 vezes de uso.

Camisetas e camisas

É importante que sejam lavadas logo após o uso, isso porque quanto mais tempo demorar para lavar, maiores as chances das manchas decorrentes do suor não saírem. Mas, se não estiverem sujas, essas peças podem ser lavadas após duas vezes de uso.

Calças e saias de outros tecidos

O ideal é que essas peças sejam lavadas de 3 a 5 vezes após o uso, para evitar o acúmulo de sujidades.

Pijamas ou camisolas

Devem ser lavados no mínimo após 4 vezes de uso. Mas se a pessoa transpira muito, a roupa de dormir deve ser trocada a cada uso.

Vestidos

Os vestidos do dia a dia podem ser utilizados em média 3 vezes sem necessidade de higienização, desde que não apresentem odores e manchas. Já os vestidos de festa devem ser lavados a cada uso, pois podem juntar sujidades na barra, além de ocorrer manchas devido a comidas e bebidas.

 

Edredons

É recomendada a higienização das peças antes e depois do uso. Caso o período de uso passe de 2 meses, deve-se lavar nessa frequência.

Travesseiros

Os travesseiros são um item diferenciado. Dependendo do enchimento, os mesmos devem ser lavados a cada seis meses e trocados depois de dois anos de vida.

Cortinas

As cortinas precisam ser lavadas a cada seis meses. O processo de limpeza e produtos indicados depende do tipo de material da cortina.

Tapetes

Precisam ser devidamente higienizados a cada seis meses, pois acumulam número elevado de fungos e bactérias. A manutenção pode ser feita semanalmente, com o aspirador de pó. Os tapetes de banheiro, por conta da umidade, devem ser lavados semanalmente. Se tiver um pet no lar, é recomendado usar o aspirador de pó duas vezes por semana nos tapetes, por conta do acúmulo de pelos.

Poltrona, sofá e almofadas

As poltronas e sofás devem ser limpos, pelo menos, uma vez ao ano para não acumularem sujidades e gerarem bactérias. O aspirador de pó precisa ser utilizado uma vez por mês para a manutenção. Já as capas das almofadas podem ser lavadas a cada dois meses.

“Para manter as roupas íntegras por mais tempo, é importante considerar não só o tempo ideal para lavar, mas também as orientações descritas na etiqueta pelo fabricante. Lavar uma peça de roupa requer atenção desde a primeira lavagem, até a passadoria. Na lavagem profissional, o respeito ao tipo de tecido é o que permite aumentar a durabilidade das peças”, conclui.

Sobre OMO Lavanderia

OMO Lavanderia™ é uma rede de franquias para um público que busca o cuidado com suas roupas e da sua família fora de casa. A rede traz para o setor de lavanderia profissional toda expertise, tecnologia e qualidade já reconhecida da marca OMO, presente em 8 de cada 10 lares brasileiros.

OMO Lavanderia™ oferece quatro tipos modelos de serviço: OMO LAVANDERIA ESPECIALIZADA, em que o consumidor não precisa se preocupar com nada, pois todo o processo é feito por um atendimento especializado, desde delivery, ao cuidado com itens da casa, como, tapetes, cortinas, vestidos de noiva etc; OMO LAVANDERIA EXPRESS, que são lavanderias cada vez mais próximas do consumidor, com todo cuidado de OMO também na opção de cesto; OMO LAVANDERIA SELF-SERVICE, modelo ideal para aqueles que gostam de realizar todo o processo sozinhos, porém, fora de casa e com a qualidade de máquinas profissionais; e OMO COSTURA, voltado para soluções de reparo, reforma, costura e bainha das roupas.

Para mais informações sobre o serviço e como investir em sua franquia acesse: www.omolavanderiaespecializada.com.br

*Via Assessoria